Notícias

1 06/12/2021 16:11

Em abril deste ano, a variante Delta chegou ao Brasil e começou a apresentar mutações que geraram três sublinhagens, originárias do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Elas se disseminaram pelo Brasil e são hoje responsáveis por 99% dos casos de Covid-19 no país. Os dados são de uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros, publicada na plataforma Medrxiv.

O estudo revela detalhes inéditos sobre porta de entrada, mutações e espalhamento da variante descoberta na Índia. Os pesquisadores citam que o processo evolutivo da delta foi rápido e a fez se adaptar ao país e vencer a variante Gamma, que chegou a responder por 90% dos casos do país em abril.

Para chegar ao roteiro que a Delta fez no Brasil, os pesquisadores analisaram 2.264 genomas de 20 estados e do Distrito Federal. As análises nas amostras identificaram três grandes aglomerados de transmissão dela no Brasil.

O Grupo BR-I (com 1.560 genomas) - surgiu no estado do Rio de Janeiro no final de abril e foi o principal por trás da disseminação nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Já o BR-II (207 genomas) - surgiu no Paraná também no final de abril e respondeu pela maior quantidade de genomas da região Sul. O BR-III (176 genomas) - surgiu em São Paulo no início de junho, mas permaneceu restrito ao estado.

O estudo ainda cita que a disseminação da Delta pelo país ocorreu durante alguns meses, período em que a variante passou a ocupar o espaço da Gamma.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.