Notícias

1 25/09/2021 13:38

O futuro da tecnologia de reconhecimento facial pode depender de uma parte muito específica do rosto: a área ao redor dos olhos.

Antes da pandemia global do coronavírus, os sistemas de reconhecimento facial normalmente funcionavam comparando as medidas entre diferentes características faciais.

No entanto, quando as pessoas usam uma máscara cobrindo nariz, boca e bochechas, elas oferecem apenas uma fração das informações normalmente necessárias para o reconhecimento da identidade.

Agora, várias empresas de reconhecimento facial dizem que estão se concentrando em identificar melhor as pessoas com base na parte do rosto acima do nariz e, em particular, na região dos olhos. As apostas são altas para que elas tenham sucesso – e logo.

“Se as empresas [de reconhecimento facial] não estão olhando para isso é porque não estão levando a sério o problema. Acho que não vão durar muito mais tempo”, afirmou Shaun Moore, CEO da Trueface, cuja tecnologia de reconhecimento facial é usada pela Força Aérea dos EUA para autenticar a identidade das pessoas que entram nas bases.

Para muitos defensores da privacidade, é reconfortante pensar que uma máscara possa oferecer alguma medida de invisibilidade em relação à vigilância computadorizada. Mas, para empresas de reconhecimento facial, isso representa um desafio único em um momento em que a tecnologia parece ter uma demanda ainda maior.

A tecnologia de reconhecimento facial cresceu em importância – e polêmica – nos últimos anos, surgindo em todos os lugares, desde filas de check-in em aeroportos até delegacias e drogarias. E pode se tornar ainda mais popular à medida que as empresas procuram opções de segurança sem contato por causa da pandemia.

Entretanto, embora possa adicionar uma sensação de segurança e conveniência para as empresas que a implementam, a tecnologia tem sido amplamente criticada por defensores da privacidade por incluir preconceitos raciais e ter potencial uso indevido.

 

 

 

*CNN Brasil

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.