Notícias

1 15/01/2021 09:53

Com o lema ‘Todo Cuidado Conta’, a campanha Janeiro Branco deste ano busca conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e cruzar um paralelo entre questões relacionadas à mente e à pandemia do novo coronavírus.

A campanha se torna ainda mais importante quando se expõe os dados sobre saúde mental no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo nas Américas com maior número de pessoas depressivas, com cerca de 5,8% da população. O percentual fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%.

Além disso, o Brasil também é o país no mundo com maior prevalência de ansiedade, com cerca de 9,3% da população diagnosticada com transtorno.

Para a psicóloga Geane Santos, vivenciar a pandemia tem trazido um certo grau de conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde da mente, já que o isolamento e o medo de morrer acabou potencializando, muitas vezes, casos de ansiedade ou depressão já existentes.

“Posso dizer que, atualmente, o vivenciar a pandemia tem trazido muito sobre questões da mente. Percebo em consultório que vem surgindo esta demanda de uma forma muito mais intensa do que em 2019, por exemplo”, pontua a psicóloga, que atua na rede Hapvida.

Oitava edição

Em 2021, o Janeiro Branco realiza sua oitava edição. A ideia da campanha surgiu em 2014, através de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

O mês e a cor foram escolhidos como uma alusão ao começo do ano, que representa uma ‘página em branco’ a ser preenchida durante o novo ano que se inicia. “Boa parte das pessoas refletem sobre o ano que passou e o novo, o que gostaria de fazer, novas metas. A campanha surgiu para que as pessoas possam refletir sobre saúde mental, não só questões de dinheiro, ou outros objetivos, mas pensar na sua saúde”, esclarece Geane.

Saúde mental como desculpa

Além dos reais casos de transtornos mentais causados ou acentuados, a pandemia também trouxe outro problema para a sociedade e os profissionais de saúde: a saúde mental como desculpa para sair e aglomerar na pandemia.

É comum ver, em relatos nas redes sociais, diversas pessoas saindo, seja para praias, bares ou festas, utilizando como argumento que é para o bem de própria saúde mental.

“Fico pensando se aqueles que utilizam este artifício para sair realmente estão sofrendo de depressão e ansiedade, porque quem tem não utiliza este método”, comenta a psicóloga.

Terapia

A psicóloga Geane Santos também relata que houve um aumento da procura por terapia durante a pandemia e recomenda que as pessoas que estejam sentindo algo relacionado à saúde da mente procurem profissionais capacitados.

“Algumas pessoas trazem sensações e sintomas, como angústia, tristeza e raiva. Algumas demandas são de mal estar causados da pandemia, que a gente faz uma orientação e libera. Porém outras são realmente sintomas de ansiedade ou depressão e precisamos ficar atentos”, conta.

Geane pede que o Janeiro Branco seja aproveitado para refletir e buscar acompanhamento e ajuda em uma terapia. “Principalmente as pessoas com depressão, que são mais difíceis de aceitar que estão com este mal estar. Até que amigos e familiares ajudem, orientem, e até se ofereçam para ir junto”, orienta a profissional.

Fonte: A Tarde

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.