Notícias

1 04/12/2020 11:59

Cristina Pita

A explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus ocorreu no dia 11 de dezembro de 1998 e deixou 64 pessoas mortas: a maioria delas mulheres e crianças. O caso expôs as precárias condições de trabalho às quais as vítimas eram expostas.

Este ano a tragédia completa 22 anos no próximo dia 11 de dezembro e para lembrar o fato integrantes do Movimento 11 de Dezembro estão organizando algumas atividades que serão realizadas virtualmente.

Nesse ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, os parceiros não poderão estar presentes, mas estão enviando vídeos se solidarizando com os famíliares e falando a respeito das mortes e violações de direitos humanos dos trabalhadores da fábrica de fogos.

E no terceiro vídeo, a professora Sílvia Maria da Silveira Moreira, da Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Direito Constitucional e Direito Internacional Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental, é deficiente visual, envolvida nas questões dos direitos humanos, junto com sua equipe, participou da audiência na Costa Rica.

Outro depoimento é o da professora Sônia Tomasoni, do Colegiado de Ciências Sociais Grupo Recôncavo da Uneb, que foi a perita da causa do Movimento 11 de Dezembro. Ela fez doutorado com o tema voltado para a tragédia que aconteceu em SAJ, trabalho escravo e infantil.

SILVIA MARIA DA SILVEIRA MOREIRA

 

 SÔNIA TOMASONI

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.