últimas notícias








Entretenimento

1 22/05/2020 16:14

Em tempos de pandemia, é preciso racionalizar as idas ao mercado para reduzir ao máximo a exposição ao novo coronavírus. E mesmo no delivery, há um valor mínimo de compras, o que faz com seja preciso otimizar cada uma delas. Sendo assim, é importante aproveitar ao máximo os alimentos que estão em casa. Não só porque vai reduzir as idas ao supermercado, mas também pela economia que vai gerar no bolso.

O primeiro passo para se conseguir reduzir o desperdício é usar a criatividade e planejamento. Com planejamento, você evita que produtos perecíveis saiam da validade e sejam desperdiçados. Além disso, é possível aproveitar alimentos em receitas variadas e nutritivas, tirando o máximo das suas compras e evitando que elas vão parar no lixo.

Veja algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa

Antes de fazer compras, verifique na geladeira e na despensa quais alimentos você já possui e quais estão faltando. Assim, você evita comprar duplicatas. Planeje as refeições da semana para comprar a quantidade certa de comida.

Prepare a lista de compras para ir ao supermercado e siga-a fielmente.

No supermercado, tome cuidado para não se sentir atraído pelas ofertas, pois elas correm o risco de fazer com que você compre mais alimentos ou porções maiores do que suas necessidades.

Em casa, guarde os alimentos adequadamente.

Para manter as frutas frescas o maior tempo possível, ajuste a temperatura da geladeira corretamente (4° C) e armazene os alimentos nas prateleiras certas.

Na despensa e na geladeira, os alimentos mais antigos devem ficar expostos na frente dos recém-comprados

Se você comprou alimentos em excesso, em muitos casos pode congelá-los. É possível congelar não só carne ou peixe, como também legumes crus e cozidos e frutas lavadas e cortadas em pedaços. Nesses casos, lembre-se sempre de anotar o conteúdo e o dia do congelamento no recipiente de armazenamento.

As frutas podem ser usadas em vitaminas geleias ou no iogurte após descongeladas. Alimentos descongelados e cozidos podem ser recongelados.

Criatividade para evitar o desperdício de alimentos

Além das dicas de planejamento, a criatividade conta muito nesse momento. Existem diversas possibilidades de preparos de alimentos com sobras, desde deliciosos bolinhos de arroz a uma fritada com legumes. Em muitos casos, as sobras de alimentos podem ser congeladas e usadas posteriormente nessas receitas. O nosso e-book Receitas Práticas traz algumas orientações para preparo de deliciosos pratos de forma prática e nutritiva, evitando o desperdício de alimentos.

Com planejamento, você evita que produtos perecíveis saiam da validade e sejam desperdiçados. Além disso, é possível aproveitar alimentos em receitas variadas e nutritivas, tirando o máximo das suas compras e evitando que elas vão parar no lixo.

Por exemplo: arroz pode virar bolinho, risoto, arroz de forno. Carnes podem virar risotos, tortas. Feijão pode virar sopa de feijão, tutu, bolinho. Pão pode virar farofa, farinha de rosca, torta, torrada. O ideal é aproveitar esse período para testar as habilidades culinárias e experimentar novos sabores e, com isso, evitar o desperdício alimentar.

Cascas, talos, folhas externas e sementes também podem ser utilizados. Portanto, alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, couve-flor e hortelã podem ter suas folhas aproveitadas. Além disso, frutas como banana, tangerina, mamão, laranja, maracujá e goiaba podem ter suas cascas reutilizadas. Outras opções como agrião, beterraba, brócolis, couve-flor também possuem talos reaproveitáveis. E geralmente essas partes não convencionais são bastante nutritivas. Fonte: receitas.ig.com.br.

 

 

 

Da Redação.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.