Notícias

1 04/09/2024 15:13

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de reverter uma decisão que impõe uma multa de R$ 50 mil para quem utilizar VPN para acessar o X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter. A penalidade foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada pela Primeira Turma do STF.

A ação, protocolada nesta terça-feira (3), foi assinada pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, junto com diretores e presidentes estaduais da entidade. A OAB solicita que todos os ministros do Supremo revisem a decisão, alegando que a multa contraria princípios constitucionais, como o direito de defesa e o devido processo legal.

Segundo Simonetti, a preocupação da OAB é com o impacto da decisão, que estabelece uma penalidade de forma ampla, sem que os afetados tenham a oportunidade de se defender. A entidade argumenta que a multa não encontra respaldo na legislação brasileira e que sua imposição é desproporcional, especialmente considerando que se trata apenas do acesso a uma plataforma digital. Diante da importância dos direitos constitucionais envolvidos, a OAB pede que o STF reavalie o caso com urgência.

Da Redação

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.