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1 10/08/2024 08:41


Uma falha no sistema anti congelamento do avião é uma das principais hipóteses para o acidente. O problema teria provocado um acúmulo de gelo na aeronave, que fez com que ela começasse a girar “em parafuso chato”, condição chamada de estol, até colidir com o solo

Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, caiu na tarde de ontem, sexta (9), na cidade de Vinhedo (SP). Não houve sobreviventes. É o maior acidente aéreo do País desde 2007, quando 199 pessoas em Congonhas, na capital de São Paulo.

A empresa VoePass (antiga Passaredo) passava por dificuldades financeiras. A aeronave, ATR-72, fabricada pela Avions de Transport Régional (ATR), uma empresa franco-italiana e apontado como um avião seguro.

A Voepass tem 29 anos e é considerada a companhia aérea brasileira mais antiga em atividade. Sua história é marcada por diversos reveses econômicos. Ela foi fundada  em julho de 1995 na cidade de Ribeirão Preto (SP), quando a companhia de transporte rodoviário Viação Passaredo criou seu braço aéreo regional, operando, na época, aviões Embraer 120 Brasília.

Após a implantação do Plano Real, em 1994, a empresa expandiu sua frota com dois Airbus A310 e passou a oferecer voos fretados a estados do Nordeste e a ilhas do Caribe em parceria com operadoras turísticas. A desvalorização cambial da moeda brasileira, em 1999, inviabilizou a operação.
Um novo choque veio em 2002, quando a companhia suspendeu todos os voos. As atividades foram retomadas em 2004, em uma operação independente da Viação Passaredo.

Em 2008, a empresa viveu seu melhor momento, com uma frota de 17 jatos da Embraer. Anda assim, as dificuldades persistiam e a companhia entrou em recuperação judicial, concluída em 2017.

Em 2019, os controladores da Passaredo adquiriram o controle societário da MAP Linhas Aéreas, formando a nova marca Voepass Linhas Aéreas. Com 15 jatos da linha ATR da Embraer, a empresa é considerada pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a quarta maior do país, com uma participação de 0,5% do mercado doméstico.

De acordo com a CNN, a Voepass enfrentava novas dificuldades e acumulava dívidas com prestadores de serviço e aeroportos. As fontes ouvidas pela emissora disseram que havia rumores no mercado de que a empresa estava prestes a entrar com um novo pedido de recuperação judicial.

O ATR é considerado um avião seguro. O modelo conta com diferentes tamanhos, com capacidades que variam de 44 a 78 cadeiras. Cerca de 1600 aviões deste modelo foram comercializados para empresas de mais de cem países.

Em comunicado, a companhia lamentou o ocorrido e disse prestar assistência às famílias das vítimas e colaborar com as investigações.

No dia anterior ao acidente (quinta, 8), o mesmo avião apresentou defeito no ar-condicionado, segundo relatos da jornalista Daniela Arbex, que estava no voo. Vídeos compartilhados em sua página no Instagram mostram as pessoas se abanando. Um homem chegou a tirar a camiseta dentro do avião.

 

 

 

 

*CNN

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