Notícias

1 25/06/2024 12:30



DE PEDRO A FRANCISCO

Junho, mês dos santos festivos, Santo Antônio, São João e São Pedro está chegando ao fim. Após as comemorações dos dois primeiros, resta, agora, celebrar São Pedro, que a Igreja Católica, neste ano, festeja no próximo domingo. Depois de Jesus, Pedro é o personagem mais conhecido no Novo Testamento. Com diferentes nomes, é citado 154 vezes.

A VOCAÇÃO de Pedro acontece às margens do Lago de Genesaré, quando Jesus lhes encheu os barcos de peixes, depois dos apóstolos terem passado a noite inteira sem nada pescar. Jesus disse a Pedro: “Não tenhas medo, de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc. 5,10). Essas palavras valeram para os outros companheiros de Pedro que, também, deixaram as redes e seguiram a Jesus.

OS EVANGELHOS revelam duas características muito distintas de Pedro. De um lado, é aquele que se recusou a ter os pés lavados por Jesus e negou três vezes conhecê-lo. Mas Pedro, também, deixou as redes e o barco, para seguir o Mestre, chorou arrependido por sua fraqueza, e, enfim, deu sua vida no martírio, morrendo por anunciar, com coragem, o Evangelho de Jesus.

SÃO PEDRO é invocado como protetor de diversos grupo: Os pescadores o comemoram porque ele era pescador. Viúvos e viúvas tem nele sua proteção porque Pedro era viúvo. Porteiros e pessoas que fazem promessas para conseguir casa, também o têm como padroeiro, porque Jesus concedeu o poder das “chaves do céu” a Pedro. Além disso, é o padroeiro da Igreja Católica.

POR QUE a imagem de São Pedro traz chaves nas mãos? Como a Igreja não tem fotografias dos apóstolos, identifica-os por determinados símbolos. São Pedro é identificado pelas chaves, lembrando que Jesus lhe dissera: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt. 16,19).  Jesus lhe confia a direção da Igreja Católica e o nomeia o primeiro Papa. 

O PAPA Francisco, hoje, é o sucessor de Pedro no governo da Igreja. De Pedro ao Papa Francisco, a Igreja teve 266 Papas. O Papa é o representante de Cristo no mundo, o bom pastor, denunciador de injustiças, profeta da vida e da esperança, peregrino da paz e da fraternidade, servidor dos servidores de Deus. “Que o Senhor o conserve, dê longa vida e o faça feliz na terra e jamais permita que as forças inimigas prevaleçam contra ele”.

 

 

Dom Itamar Vian - Arcebispo Emérito - [email protected]

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.