Notícias

1 25/06/2024 15:06

Devido aos incêndios intensos no Pantanal, o Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência. A medida foi publicada no Diário Oficial e tem validade de seis meses, o que permite que sejam implantadas ações para combater a expansão do fogo. 

Especialistas têm atribuído os incêndios à seca extrema na região e, principalmente, à ação humana como em investidas de expansão agrícola. Nesta segunda-feira (24) também foi anunciado, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o aumento do efetivo de profissionais para combater o fogo no Pantanal. 

Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio e 53 combatentes da Marinha atuando no território. Além disso, profissionais do Corpo de Bombeiros e brigadistas da iniciativa privada também estão envolvidos nas ações. Segundo Marina, a colaboração de diferentes setores é essencial para enfrentar a emergência climática.

"Teremos um adicional de 50 brigadistas do Ibama, 60 que virão da Força Nacional, além de termos também uma mobilização de mais brigadistas do Ibama a partir da necessidade que tivermos de fazer essas contratações, inclusive fazendo mudanças no marco regulatório, para que seja diminuído o interstício de seis meses para três meses e poder contratar esses brigadistas com mais celeridade", pontuou a ministra.
 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.