Notícias

1 25/06/2024 11:00

O evento aconteceu na Praia da Costa no último domingo (23)

O Workshop realizado no último domingo (23) pelo Projeto Social Educando nas Ondas e a Associação de Surf de Canavieiras, foi marcado por muita animação e atividades voltadas para a saúde física e mental.

Ministrado pelo idealizador do grupo e surfista, Juliano Fraga, conhecido na cidade como "Professor Juba', o evento começou às 8h da manhã com café da manhã recheado com frutas, sucos, bolos e biscoitos, disponibilizados gratuitamente para a garotada e participantes.


Café da manhã servido gratuitamente servido para os alunos. Foto: Ivo Vasconcelos e Laurita Bezerra/ Educando nas Ondas

Depois, todos os presentes, dentre eles pais de alunos e instrutores do projeto, fizeram um círculo de oração e agradecimento, onde o Professor Juba destacou princípios de educação, respeito e crença, finalizando com palavras de incentivo para os presentes.


Alunos incentivados a colocar lixeira na praia. Foto: Ivo Vasconcelos e Laurita Bezerra/ Educando nas Ondas

Em seguida, os participantes foram até a beira do mar e abriram um círculo para realizar alongamentos, aquecimentos e movimentos específicos essenciais para promover o equilíbrio do corpo e mente.

Cerca de 30 minutos depois, os alunos foram então guiados pelos instrutores para uma região mais rasa do mar para colocar os ensinamentos do surf em prática, com as pranchas, sempre supervisionados de perto pelos instrutores do projeto. A felicidade e a satisfação dos presentes era visível no olhar das crianças, adolescentes e adultos presentes.


Crianças colocando em práticas os ensinamentos do surf. Foto: Ivo Vasconcelos e Laurita Bezerra/ Educando nas Ondas

"Quero agradecer à toda comunidade, aos pais, às crianças e à equipe do projeto. A gente está percebendo o quanto o Educando nas Ondas em Canavieiras têm feito a diferença na vida dessas crianças e adolescentes", destacou Juba.

"O projeto não consiste apenas em empurrar as crianças em cima de uma prancha. Existem valores, conceitos à serem desenvolvidos", completou.

O Professor Juba Fraga ainda destacou que em agosto provavelmente haverá um campeonatro de surf sediado em Canavieiras e organizdo pelo projeto para gerar uma maior inclusão da comunidade no esporte e destacou o quanto têm sido gratificante poder presenciar a mudança social e física das crianças e adolescentes que participam das aulas, que são sediadas na Praia de Atalaia, na parte próxima ao trecho da orla que está localizado em frente ao Restaurante Carolina.

Professor Souza, um dos instrutores mais antigos do projeto, destacou a importância de ver as crianças e adolescentes animados, brincando, interagindo e animados com a experiência proporcionada pelo Educando nas Ondas.

"Fico feliz em ver a garotada empolgada, brincando, saindo das telas, praticando atividade física, porque a atividade física é a saúde da gente, é tudo", informou Souza.

"É válido ressaltar que nós vivemos de doações, então quem quiser doar e ajudar o Projeto Educando nas Ondas, pode entrar em contato pelo telefone (73) 9 9920-1385 e falar com o Juba. Quem quiser aparecer por lá, nós funcionamos aos domingos das 8 às 9h e das 9 às 10h. Quartas-feiras das 15h30 às 16h30 e das 16h30 às 17h30. E nas sextas-feiras das 8 às 9h e das 9 às 10h. Recebemos crianças, adolescentes, adultos e autistas também".

Professor Souza completou:

" Ficamos muito felizes em perceber que os autistas que participam do projeto, em poucos meses, já apresentam melhorias na socialização e saúde de um modo geral, através deste contato importantíssimo com a natureza, a água e as pessoas".

O Projeto Social Educando nas Ondas é sem sombra de dúvidas um valiosíssimo aliado daqueles que buscam aproximar os filhos e entes queridos à uma vida mais saudável, respeitosa e educativa, além de proporcionar momentos de interação social, animação e contato com a natureza, desenvolvendo a capacidade cognitiva, física e comunicativa das novas gerações.


Roda de alongamentos, aquecimento e movimentos do surf ministradas pelo Professor Juba. Foto: Ivo Vasconcelos e Laurita Bezerra/ Educando nas Ondas

 

Da Redação

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.