Notícias

1 15/04/2024 14:45

A Bahia registrou até o início do mês de abril, 5.353 casos de acidentes com escorpiões. Deste número, apenas entre 1° janeiro e 31 de março foram 5.347 contabilizados. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia ( CIATox-BA) informou que é possível que este ano o número seja maior que o trimestre de 2023, quando foram registrados 5.622 caos.

Em Santo Antônio de Jesus foram registrados 12 casos nos últimos três meses, de acordo com informações de Tatiane Santos, responsável técnica de endemias da prefeitura.

Na Bahia, os 10 municípios de maior frequência de casos em 2024 são:

Vitória da Conquista (150)
Jequié (113)
Feira de Santana (112)
Irecê (111)
Seabra (84)
Poções (77)
Cândido Sales (63)
Barreira (55)
Conceição do Coité (55)
Itaberaba (53)

De acordo com Jucelino Nery, diretor do CIATox-BA, a frequência de acidentes com escorpiõesestá relacionada a um conjunto de fatores, como o tamanho da população, o clima, problemas de saneamento básico, desmatamentos, espécies predominantes de escorpião.

Além disso, a existência de predadores (corujas, sapo, lagartixas etc.) e a realização de ações públicas de orientação à população e de manejo e controle desses animais pelos órgãos competentes.

Ainda segundo o diretor, uma das explicação para que a cidade de Vitória da Conquista apareça em primeiro lugar é o número de habitantes. O município do sudoeste baiano ocupa o terceiro lugar entre as cidades mais populares da Bahia.

 

Quando casos com escorpiões são mais frequentes e quais os cuidados?
Os acidentes são mais frequentes nos meses quentes e úmidos, o que provoca o desalojamento do animal. Jucelino Nery explica que, os escorpiões ao procurar abrigo e alimento, muitas vezes encontram condições favoráveis no ambiente doméstico, tanto externa quanto internamente.

Isso faz com que o animal se adapte e se aloje facilmente, aumentando o risco de acidentes pela aproximação com as pessoas. Algumas ações podem ajudar a controlar ou evitar acidentes com escorpiões. O diretor do CIATox-BA cita os seguintes:

Manter sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo; acúmulo de madeiras e resto de material de construção;

Manter berços e camas afastados da parede, principalmente em domicílios sem rebocos ou com frestas nas paredes;

Sempre sacudir roupas, toalhas e calçados antes de utilizar;
Andar sempre calçado e proteger as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou ao manipular entulhos e outros materiais.
Além disso, em casos de acidentes, pode-se lavar o local da picada com água e sabão, e nada além disso. Em seguida, tranquilizar a vítima e colocá-la em repouso, encaminhando-a para a unidade de saúde mais próxima.

Caso o animal tenha sido capturado, ele deve ser levado com segurança para identificação. Fotos também podem ajudar no processo.

 

 

 

 

 

*Ibahia

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.