Notícias

1 03/04/2024 16:26

Um vídeo feito por moradores da ilha de Boipeba, no município de Cairu, mostra que uma APA (Área de Proteção Ambiental) se transformou em uma espécie de lixão a céu aberto.

Amontoados numa clareira no meio da mata atlântica, plásticos, papelões, vidros e alumínio contrastam com a beleza natural das praias paradisíacas do lugar. O lixão fica a poucos minutos do centro do vilarejo, conhecido por atrair visitantes do Brasil e do mundo.

Além dos resíduos sólidos, há registro frequente de queimadas, e presença de animais que podem oferecer riscos à saúde pública, a exemplo de ratos.

Segundo um morador, o desenvolvimento turístico da ilha não tem sido acompanhado de políticas públicas eficazes na gestão do lixo.

“É o que os moradores da localidade têm denunciado frequentemente às autoridades públicas”, diz.

Atualmente, o único projeto de reciclagem de lixo da ilha, o Recicla Boipeba, enfrenta dificuldades financeiras por falta de apoio.

A reportagem procurou a Prefeitura de Boipeba e aguarda um posicionamento acerca de eventuais providências diante do problema relatado. Em caso de resposta, o texto será atualizado.

 

 

 

*bahiaba

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.