Notícias

1 12/02/2024 15:16

Segundo moradores o cheiro é forte e lembra produtos químicos.

Faz uma semana que a população de Canavieiras têm notado um cheiro estranho na água fornecida pela Empresa Baiana de Saneamento (EMBASA). Segundo moradores, o cheiro é forte e lembra o de criolina e outros produtos químicos.

Segundo informações apuradas pela reportagem da Costa Sul FM nesta segunda-feira (12), o problema estaria diretamente ligado às tempestades que assolaram a região do sul baiano no fim de dezembro e meados de janeiro deste ano.

Com as chuvas intensas vieram também os alagamentos dos pastos, que por sua vez escoaram a água de volta para os rios. Contudo, essas águas que inundaram as pastagens trouxeram consigo um excesso de produtos químicos utilizados na agropecuária.

Segundo informações dos biólogos locais, esse seria o motivo principal, inclusive, da morte das baronesas da região, que são plantas essenciais nos rios, pois são as maiores responsáveis pela filtragem dos poluentes na água.

Como o nível da toxicidade das águas estava muito alto, as baronesas acabaram morrendo e, sem elas, os peixes acabaram ficando sem oxigênio para respirar e vieram a morrer às margens do rio Cipó, como visto na semana passada em matéria da Costa Sul FM (Relembre).

A EMBASA informou em nota, na manhã desta segunda-feira (12) que os padrões da água de Canavieiras se encontram dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria N 5 Anexo XX alterada pela portaria 888/21.

A empresa afirma ainda que em alguns pontos na rede distribuidora, por um curto intervalo de tempo, a água apresentou características diferentes do habitual, devido à mudança na água dos mananciais, o que foi prontamente ajustado com medidas operacionais.A empresa afirma ainda que em alguns pontos na rede distribuidora, por um curto intervalo de tempo, a água apresentou características diferentes do habitual, devido à mudança na água dos mananciais, o que foi prontamente ajustado com medidas operacionais.

 

Por: Dan Oliveira

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.