Notícias

1 12/02/2024 08:42


Segundo os dados do órgão, o país registrou 262.247 ocorrências nas primeiras quatro semanas de 2024

O Brasil registrou o maior número de casos de dengue nas primeiras quatro semanas de 2024 em toda a região das Américas, totalizando 262.247 ocorrências, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A região como um todo notificou 373.709 casos, dos quais 132.558 foram confirmados e 258 evoluíram para casos graves, resultando em 57 mortes.

O Chefe do Programa Global de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS, Raman Velayudhan, alertou que a temporada de dengue está atingindo seu pico no Hemisfério Sul, especialmente nas Américas, com influência das mudanças climáticas e do fenômeno El Niño. Velayudhan classificou a tendência no Brasil como "alarmante" e crescente, levando o governo a declarar uma emergência.

Ele revelou que o Brasil, juntamente com outro país das Américas, está introduzindo uma nova vacina contra a dengue, produzida pela empresa japonesa Takeda, em seu calendário de vacinação de rotina para crianças de 10 a 14 anos, com o objetivo de imunizar cerca de 2,5 milhões de menores.

Velayudhan destacou a complexidade de encontrar uma vacina eficaz contra todos os quatro sorotipos da dengue, comparando-a a "encontrar uma chave que abra quatro fechaduras".

Com a aproximação do Carnaval, a OMS recomenda fortemente medidas de proteção pessoal, como o uso de roupas que cubram o corpo e repelentes capazes de evitar picadas de mosquito.

Para enfrentar o grande número de casos nas Américas, a OMS está apoiando os países no planejamento e implementação de intervenções prioritárias multissetoriais para controlar a propagação da dengue, incluindo o reforço da vigilância e a realização da estratificação de risco para priorizar ações.

A agência também está contribuindo com a atualização de diretrizes e treinamentos para o manejo clínico, vigilância e controle do vetor, visando orientar atividades preventivas, incluindo aquelas com participação comunitária.

Em 2023, mais de 5,5 milhões de casos de dengue foram registrados em todo o mundo, resultando em 5 mil mortes.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.