Pela primeira vez na história, baixo Vale do Jiquririçá pode ter humidade relativa do ar em ponto crÃtico
Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar, em todo Vale do Jiquiriçá. O território que fica entre o recôncavo em sudoeste, tem vegetação de caatinga na parte alta, e por tanto o aviso não é anormal. Já na parte baixa, onde prevalece a mata atlântica, mais próximo do litoral é inédito.
INMET publica aviso iniciando em: 20/11/2023 12:00. Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Em dias assim é recomendado beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Se haver necessidade entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193), em casa de alguma emergência.
O mesmo aviso de baixa umidade se estende, ao centro sul, Vale do São Franciscano, nordeste baiano, centro norte, Região Metropolitana de Salvador, e sul Baiano.
Temperatura às 10h
Às 10h, os termômetros marcavam 25.5º C em Amargosa, com sensação térmica de 27.5º, a umidade estava em 73%, nível ainda considerado bom, o aviso começa ao meio dia.
* Mídia Bahia