Notícias

1 20/11/2023 11:18

Igreja é tombada como patrimônio em Valença

O incêndio que atingiu a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Valença, na madrugada deste domingo (19), atingiu parte do altar onde ficavam a Imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado com sucesso, sem a necessidade de reforços de pessoal ou equipamentos. Na área atingida, foi recuperado um terço de Nossa Senhora das Dores. Também não houve vítimas e não há informações sobre os objetos perdidos nas chamas.

De acordo com iformações obitidas, suspeita-se  que a ação possa ter sido criminosa. Os suspeitos, conforme informações preliminares, atearam fogo na porta lateral do lado do campanário da igreja e conseguiram entrar no templo. Ainda não se sabe se teriam sido pessoas em situação de rua que acenderam o fogo para tentarem se aquecer ou atearam fogo de forma intencional. 

Em nota, a Secretaria de Cultura do Governo da Bahia (SecultBa) informou que assim que tomou conhecimento do incêndio prontamente entrou em contato com os secretários de Cultura e Turismo do município, Gugui Martinez e Klayton Argolo, respectivamente, e com o Padre Marcos Reis para prestar solidariedade e se colocar à disposição para contribuir com a proteção e salvaguarda do espaço sagrado.

Construída em 1759 e inaugurada em 1801, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus fica no município de Valença e é tombada provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) desde 2001. A unidade é vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia e é de relevante interesse artístico arquitetônico e urbanístico para o estado.
 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.