Notícias

1 06/08/2022 09:44

Um homem ficou ferido após ser atingido por uma panela de pressão que explodiu no interior da sua residência, na localidade de Tereza Ribeiro, zona rural de Cruz das Almas.

A vítima, que não teve a identidade revelada, estava passando próximo ao fogão quando ocorreu a explosão e acabou sendo atingido na cabeça pelo objeto, que também provocou queimaduras em seu corpo.

O rapaz foi socorrido em um carro particular e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas seu estado de saúde não foi revelado.

Confira dicas para antes de cozinhar com a panela de pressão.

1. Verifique o selo do Inmetro na panela de pressão
O selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) garante a qualidade da panela de pressão. Esse selo mostra que sua fabricação está conforme as leis brasileiras e que ele foi testado para os padrões de segurança. Isso tudo assegura que sua panela de pressão não vai explodir, a não ser por mal uso.

E claro, você já está certificando-se de conferir nossas dicas, então, o mal uso também não vai ocorrer!

2. Confira a borracha e as válvulas da tampa da panela
Como você já viu, essas são partes importantes para o bom funcionamento da sua panela de pressão. Por isso, sempre que for utilizar seu utensílio, verifique se a borracha está devidamente no lugar e se ela não está ressecada. Caso isso aconteça, é importante trocar a borracha da sua panela.

Além disso, veja se a válvula de controle não está entupida, se está bem enroscada e encaixada. Quanto a válvula de segurança, é importante verificar se ela não está levantada.

Esta não deve ser sua posição em cada início de cozimento, pois ela só deve ficar saltada como medida de prevenção, quando durante o cozimento a válvula de controle entupiu. Nesses casos, há o acúmulo de vapor e a válvula de segurança salta deixando o ar quente sair, evitando que sua panela de pressão vá pelos ares.

3. Deixe pelo menos 1/3 da panela livre para a pressão
Independentemente da capacidade da sua panela de pressão, você deve utilizar apenas 2/3 de sua capacidade com alimentos e água. O outro 1/3 deve ser deixado livre para que o ar quente acumule dentro e faça o cozimento dos alimentos. Caso contrário, o vapor sairá com líquidos pela válvula de controle, o que gera o entupimento dela.

Como já explicamos, mas não custa reforçar: válvula de controle com entupimento causa acúmulo de vapor no interior da panela de pressão e isso leva a problemas, principalmente se sua tampa não tiver a válvula de segurança.


4. Não mecha na panela de pressão
Durante o cozimento, é importante que você deixe sua panela de pressão quietinha trabalhando sozinha. Você pode abaixar a chama do fogão, pois ela manterá o ritmo da cocção, sendo uma ótima forma de cozinhar mais rápido e passar menos tempo na cozinha.

5. Observe a válvula de controle
Outra dica importante para que você cozinhe com a panela de pressão sem medo é: sempre fique de olhos e ouvidos atentos. A válvula de controle solta vapor continuamente depois que pega pressão. Muitas vezes isso faz um barulho característico, mas não é uma regra.

Quando acontece de sua válvula de controle não balançar com o vapor e nem soltar vapor pelos buraquinhos, este é um momento de atenção. Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule.

Espere o vapor que está nela sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Feita a limpeza, é só colocar de volta a sua tampa na panela para continuar o cozimento.

6. Espere a pressão sair totalmente da panela
Ao final do tempo de cozimento, com o fogão desligado, você deve esperar que a panela elimine o vapor sozinha. Muitas pessoas costumam colocar algo na válvula de controle para que ela levante e solte rapidamente o ar quente. Além de você precisar limpar seu fogão depois, pode acontecer de entupir a válvula de controle justo nessa hora.

O problema é que ela não eliminará mais o ar quente e você não conseguirá abrir a tampa pela trava de segurança, porque ainda terá vapor lá dentro. A válvula de segurança não saltará porque a pressão não é suficiente para isso. Então, você terá que esperar um tempo maior para abrir sua panela.

7. Limpe e verifique as válvulas de pressão
Por fim, você não pode guardar sua panela de pressão sem verificar sua tampa. Na hora da limpeza, tenha cuidado e verifique a borracha para ter certeza que ela sobreviveu a mais um cozimento. Ademais, limpe a válvula de controle para que no próximo uso você não tenha problemas para cozinhar.

Outra dica bacana para você nunca errar no uso da panela de pressão é entender o tempo de cozimento dos alimentos.

Veja as sugestões:

Feijão — de 25 a 40 minutos;
Lentilha — até 5 minutos;
Frango cozido — de 10 a 15 minutos;
Frango desfiado — de 15 a 20 minutos;
Carne bovina cozida — de 15 a 25 minutos;
Carne bovina desfiada — de 25 a 30 minutos;
Batata — de 10 a 15 minutos;
Mandioca / aipim — de 9 a 11 minutos.

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.