Notícias

1 25/06/2022 16:32

Um fenômeno que está se destacando no céu neste mês é o "alinhamento" — de acordo com a visão de quem está na Terra — dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que pode ser visto a olho nu minutos antes do amanhecer. De acordo com a revista Sky and Telescope, o fenômeno não acontecia desde 2004. Neste fim de semana, a Lua se soma a esta sequência.

De acordo com a agência especial americana NASA, a sequência vai se desfazer ao longo dos próximos meses, com os planetas se distanciando uns dos outros.

Essa sequência de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno é chamada de "alinhamento" a partir da visão do nosso planeta, como explica o astrônomo do Observatório do Valongo (UFRJ) Daniel Mello.

De acordo com o astrônomo da UFRJ, o melhor dia é o amanhecer do dia 26. " No domingo vai ser mais legal, pois a Lua estará "ao lado" de Vênus e Mercúrio — explica. — O "alinhamento" pode ser visto de todo o Brasil, entretanto é preciso esperar até ás 05h30 (horário de Brasilia) deste fim de semana.

 

 

 

 

O Globo

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.