Notícias

1 21/01/2022 18:06

Um morador do interior de São Paulo foi condenado por danos morais coletivos ao não respeitar o isolamento social e medidas de prevenção depois de contrair a Covid-19. A condenação, expedida pela 2ª Vara de Adamantina, foi publicada nesta sexta-feira (21).

De acordo com a sentença, em março de 2021, o homem, diagnosticado com a doença, foi visto em público sem máscara de proteção e acompanhado de outras pessoas.

Autoridades identificaram o homem furando a quarentena, lavraram um auto de infração e registraram boletim de ocorrência.

O réu foi condenado a pagar R$ 3 mil por não cumprir a lei de enfrentamento à pandemia.

Na sentença condenatória, o juiz, Carlos Gustavo Scarazzato, diz que houve “grave ataque à saúde coletiva da população” e que, independentemente de ter havido contaminação, fica caracterizado o dano social porque houve, de forma consciente, “a concreta exposição de pessoas a risco ilícito”.

A lei de enfrentamento à pandemia, promulgada em 2020, impõe a quarentena e isolamento social a infectados e a responsabilização em caso de não cumprimento das medidas impostas.

Para o juiz, o fato de o homem estar acompanhado e sem proteção gerou ainda o incremento de risco, o que, segundo a sentença, “configura lesão jurídica indenizável”.

O condenado ainda pode recorrer.

 

Fonte: Bahia.ba

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.