Notícias

1 17/04/2024 17:25

Ponte do Ramal de Fabiana está em processo de licitação e será realizada pelo Governo do Estado

A Costa Sul FM foi procurada na tarde desta quarta-feira (17) por moradores do Ramal da Fabiana, na zona rural de Canavieiras, sobre a situação atual do único acesso à comunidade, que se encontra praticamente intransitável devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região no início desta semana.

De acordo com a informação dos moradores, existe uma ponte de concreto que fazia a ligação da comunidade com o restante da zona rural e com a cidade de Canavieiras, mas a ponte em questão teve problemas estruturais devido às fortes chuvas que assolaram o município e sul baiano em outubro do ano passado, assim como no final de dezembro e meados de janeiro deste ano, causando sérios estragos à estrutura, que mais tarde foi inclusive fechada para o uso devido aos riscos eminentes à integridade física da população.

A Prefeitura de Canavieiras realizou, à época, um desvio, mais abaixo da altura da ponte, para habilitar novamente a passagem à moradores e transeuntes pela localidade, mas esse mesmo desvio acabou por ser praticamente destruído devido às fortes chuvas que caíram na cidade na última segunda e terça-feira (15 e 16 respectivamente), gerando uma rachadura imensa, cortando a pista quase ao meio e, com essa rachadura, o trecho se tornou impróprio para a passagem de carros e veículos de quatro rodas, sendo  apenas possível atravessar o local à pé, de moto ou bicicleta, e, mesmo assim, correndo riscos de acontecer um desabamento completo da via caso a rachadura venha a aumentar apenas um pouco mais.


Foto: Redes Sociais

A reportagem da Costa Sul FM entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Canavieiras e foi informada de que a ponte acima do desvio teria sido construída sem seguir os parâmetros necessários para uma estrutura daquela complexidade, e que o amontoamento de barro e outros materiais no local realizados pela antiga gestão do município teria causado um sobrepeso na estrutura, causando assim a movimentação da ponte para fora de seu eixo central. O problema teria se agravado ainda mais após o fechamento de uma vala ao lado da ponte, que também foi realizado na gestão anterior.

A Prefeitura nos informou ainda que a Ponte do Ramal de Fabiana está em processo de licitação, e que será uma obra realizada pelo Governo do Estado.

Os técnicos da Prefeitura informaram ainda que estão esperando o nível da água diminuir para poder realizar o manilhamento do desvio abaixo da ponte do Ramal de Fabiana para poder novamente liberar a passagem por completo. A acessoria informou também que o desvio existente em Hera Nova e que foi igualmente danificado pelas chuvas será refeito até a segunda-feira da semana seguinte à publicação desta matéria, possibilitando assim o livre acesso para os moradores daquela região.

 

Da Redação

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.