Notícias

1 14/10/2021 15:31

Carlos Morel é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz. Objetivo será criar protocolo para investigações

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reunir especialistas em um painel investigará as origens de vírus e bactérias, incluindo o coronavírus responsável pela Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pela entidade. De acordo com o portal Metrópoles, entre os 26 cientistas escolhidos está um brasileiro.

Se trata de Medicis Morel, que é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz. Ele foi presidente da entidade entre 1992 e 1997, e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

O objetivo da equipe será, eventualmente, criar um protocolo global para investigações futuras de patógenos com potencial epidêmico e pandêmico.

A escolha foi feita depois de uma análise de 700 pesquisadores de todo o mundo e, entre os critérios, foram levados em consideração a experiência com o assunto, a disposição geográfica e a diversidade de gênero. O grupo será chamado de Grupo de Conselheiros Científicos para a Origem de Novos Patógenos (Sago, na sigla em inglês), e os nomeados passarão por duas semanas de consulta pública, quando a comunidade poderá comentar sobre a decisão.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.