Notícias

1 18/09/2021 12:21

Dura até o mês de dezembro a previsão orçamentária do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o o monitoramento do Cerrado brasileiro, que, por falta de recursos, pode deixar de ser observado pelo poder público a partir de janeiro de 2022.

O alerta tem sido feito pelo menos desde julho por deputados ligados à causa ambiental e pelos institutos Cerrados; Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), entre outras entidades.

Por meio de um pedido de Lei de Acesso à Informação feito por esse grupo, os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Informação estão sendo cobrados a explicar de que maneira a análise terá continuidade. Hoje, ela é financiada por meio do Forest Investment Program (FIP), mas o trato acaba em três meses. O custo anual é de R$ 2,5 milhões.

Única pasta a apresentar uma devolutiva, o Meio Ambiente afirmou que o monitoramento seguirá, mas não especificou como serão custeados os funcionamentos dos sistemas PODES e DETER, utilizados na análise de desmatamento, degradação e queimadas. O próprio INPE já registrou, de maneira pública, que há risco de paralisação do trabalho.

 

*Coluna de Lauro Jradim, do jornal O Globo/bahia ba

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.