Notícias

1 21/07/2021 16:30

A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Margareth Dalcomo afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21), que todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis protegem contra as variantes atuais do vírus. 

Já chega a 125 o número de casos confirmados da variante Delta do novo coronavírus no Brasil. Pelo menos nove estados já registram a cepa originária da Índia, sendo o Rio de Janeiro a entidade federativa com o maior número de infecções até agora.

“Todas as vacinas protegem contra todas as variantes. O quanto elas protegem será determinado quanto mais formos estudando e fazendo vigilância genômica”, disse Dalcomo.

Durante a entrevista, a especialista também afirmou que a ocorrência de variantes é esperada e que, por isso, é preciso manter a vacinação contra a doença e, claro, continuar seguindo as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, como o uso de máscaras e o uso de álcool em gel.

“Não é muito surpreendente que a variante Delta tenha entrado no Brasil e que haja uma transmissão sustentada. Até o momento, conseguimos rastrear os casos, e eu diria que esta detecção exige que a gente estimule e invista em vigilância genômica, que façamos a genotipagem desses casos na maior proporção possível, lembrando que o Brasil ainda faz muito pouco isso.”

 

Fonte: CNN Brasil 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.