Notícias

1 23/06/2021 15:00

Acredita-se que a história dos licores recorre a tempos antigos, no velho Egito, pois nas tumbas faraônicas já se encontravam receitas de elixires alcoólicos, aromatizados e açucarados, desenvolvidos por alquimistas para alcançar a imortalidade.

Do século XII ao XV os licores eram utilizados para os mais variados fins. Acreditava-se em suas propriedades medicinais por serem infusões de frutas ou ervas, mas por seu paladar adocicado, também era amplamente utilizado na culinária, na preparação de tortas e doces.

Chamado também de Cordial, os licores são bebidas alcoólicas, adocicadas e aromatizadas por substâncias vegetais, que podem ser frutas, raízes, folhas ou cascas de árvores. No nordeste o consumo de licores durante as festas juninas já é tradição.

Na cidade de Amargosa não é diferente, o licor é uma bebida tradicional do período junino, e assim como as comidas típicas da época, o licor não pode faltar nas mesas dos foliões.

Um dos fabricantes mais tradicionais de licores da cidade é Minga e sua esposa Rosa, fazendo parte da história do São João de Amargosa há exatamente 25 anos.

Segundo Minga, o licor tradicional mais procurado pelos clientes é o de tamarindo, cacau, jenipapo, jabuticaba, limão, entre outros, feito diretamente da fruta.

Só ressaltando que ele produz e vende licor de variados sabores, além de ser totalmente caseiro.

Dona Silvana também é uma renomada produtora de licor caseiro da região, há 10 anos ela produz com muito carinho cada garrafinha de licor, segundo ela a cada ano que passa ela aprende um pouco mais, entre os demais sabores que ela produz, o mais procurado é o de cacau.

 

Da redação Vale FM

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.