Notícias

1 22/06/2021 16:14

Uma nova variante da Covid-19 foi identificada no estado Rio de Janeiro. A confirmação foi feita pelo secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe.  

O novo caso foi identificado no município de Porto Real, no sul fluminense, após uma coleta de rotina. A pessoa não tem mais a doença. Até o momento, essa variante só foi identificada no Rio de Janeiro, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), linhagens encontradas em um estado ou país nem sempre têm origem neste local. Por isso, não há como precisar que essa variante tenha surgido no estado do Rio.  

“Vamos avaliar o impacto de virulência. Ela não me parece ser agressiva. O paciente está bem, em casa e a SES não tem informação se ele contraiu o vírus em viagem”, disse Chieppe.  

O sequenciamento genético da nova linhagem, denominada P.5, foi feito há cerca de um mês pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e reconhecido como nova variante nesta semana.  

De acordo com a Rede Corona Ômica, de observação da Covid-19, seis pessoas já foram infectadas pela nova linhagem no estado do Rio de Janeiro, sendo cinco no município de Porto Real e um em Barra Mansa.  

"Nós estamos reanalisando os bancos de genomas disponíveis publicamente para sabermos exatamente o quão dispersa ela está, mas resultados iniciais indicam que ela ainda possui frequência bem baixa no estado", disse a pesquisadora Alessandra Lamarca, do laboratório de bioinformática do LNCC. Segundo ela, o genoma passará por uma nova análise.  

Lamarca também disse que ainda é cedo para dizer se esta nova variante é mais ou menos transmissível ou se tem impactos mais fortes no organismo dos infectados.  

"Mas como ela possui algumas mutações de interesse, nós estamos monitorando com atenção", afirma a pesquisadora.  

Ainda segundo levantamento da Rede Ômica, 80,7% dos casos de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro são da variante P.1, que surgiu no Brasil.

 

Fonte CNN Brasil 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.