Notícias

1 27/04/2024 14:37

A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades de ensino. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (27), o Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão e o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, que passaram por obras de modernização.

Para a modernização estrutural do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão, que fica na Rua Doutor Anísio Moreira Alves, foram aplicados recursos da ordem de R$ 7,3 milhões. Com aproximadamente dois mil alunos, a unidade tem 25 salas; laboratórios; biblioteca; restaurante estudantil; teatro com 200 lugares; campo de futebol society com pista de atletismo; vestiário; quadra poliesportiva coberta; guarita; subestação e reforma da quadra descoberta.

Já na requalificação do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, o valor investido foi de R$ 4,581 milhões. O prédio, localizado na Praça Humberto Alves Nogueira, foi construído em 1979 e passou por adequações. Agora, os cerca de 600 estudantes contam com 12 salas; sala de robótica; três laboratórios; sala de descanso, restaurante estudantil com 200 lugares; piscina semiolímpica; biblioteca; vestiário; campo de futebol society; subestação; guarita e reforma do ginásio coberto existente. Além do currículo convencional, são oferecidos os cursos técnicos de administração, recursos humanos e logística.

Pedro Rufino, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, aprovou: “é surreal e fenomenal. Na minha escola anterior, eu não tinha tantas oficinas. Eu tô até triste porque eu vou sair daqui este ano. Não vou ter como aproveitar muito mais dessas oficinas”.

Flávia Conceição, também do 3º ano do Ensino Médio, avalia que uma estrutura atual incentiva o aprendizado. “É muito especial porque não tem nenhuma outra escola aqui que tenha esse espaço, que acolhe a gente também e oferece coisas maravilhosas. Os professores são muito acolhedores e impulsionam a gente todos os dias para não desistirmos do nosso sonho. E, hoje, eu tenho o maior desejo de estudar e ter um bom futuro”, contou ela, que pretende cursar medicina.

As obras foram conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ainda na educação, o governador participou da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iêda Sant’Ana Santos Silva, na sede.

“Hoje foi uma alegria dupla. A entrega de escola do Ensino Médio e a entrega de escola do [Ensino] Fundamental. Duas escolas estaduais nossas. E ainda o prefeito Rogério Costa fez a entrega de uma escola infantil muito bonita, para que os estudantes possam começar, desde cedo, a gostar da educação, a animar e alimentar os seus sonhos. Isso, pra mim, não tem valor”, comemorou o governador.

*Autorizações*

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi autorizada a elaborar o projeto para pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) na Estrada da Boiadeira, no acesso à Rodovia BR-116. O trecho tem três quilômetros de extensão.

Por intermédio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi autorizada a deflagrar licitação para a implantação do sistema de iluminação em LED no Estádio Municipal Luís Viana Neto. A tecnologia, que converte eletricidade em luz, consome menos energia do que fontes de iluminação tradicionais.

Já a Sedur foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura de Santo Estêvão para obras de pavimentação em paralelepípedo no bairro Ladeira Vermelha. Também foi autorizada outra parceria com a gestão municipal. Desta vez, para a execução da segunda etapa das obras de construção de espelho d’água na orla do Rio Paraguaçu, na localidade de Porto Castro Alves, na cidade.

Por fim, a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura local para obras de reparo do Hospital Municipal Doutor João Borges de Cerqueira. A unidade abrange especialidades como cardiologia, clínico geral, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem.


 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.