Notícias

1 03/05/2021 17:01

Para lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco promoverão um seminário internacional, com a participação de jornalistas de renome, juristas e autoridades do setor. A programação prevê dois dias de painéis de debate, sempre a partir de 16h, sobre a realidade do mercado e as dificuldades que jornalistas enfrentam no exercício da profissão. A ABERT é uma das apoiadoras do evento.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participa, nesta segunda-feira (3), da mesa-redonda de abertura sobre “Informação como bem público”. Além de Lara Resende, participarão a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e a ombudsman do jornal Folha de São Paulo, Flavia Lima. Caberá à presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, fazer a apresentação. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, assumirá a mediação da conversa.

Nesta terça, dia 4, os participantes farão uma análise sobre “Polarização e Liberdade de Imprensa”. Dentre os convidados, estão a jornalista americana Amanda Ripley, a âncora da GloboNews Aline Midlej e o chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalista da Unesco, Guilherme Canela. O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista da Revista Época, Guilherme Amado, será o mediador.

Neste ano, a data também comemora os 30 anos da Declaração Windhoek. A capital da Namíbia sediou, em 1991, o seminário da Unesco em que foi instituído o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Interessados poderão acompanhar gratuitamente a programação, que será transmitida pelas redes sociais dos realizadores e parceiros.

Programação

 3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h - 17h30 - horário de Brasília

Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (ABERT), Marlova Noleto (UNESCO) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h - 17h30 - horário de Brasília

 Português e Inglês - com tradução simultânea

Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (UNESCO), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (ABRAJI). 

Inscreva-se AQUI

*Acaert

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.