Notícias

1 08/04/2021 06:01

Além de adiar o retorno à “vida normal” e piorar os índices econômicos, sociais e de saúde, a lentidão do processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda abre possibilidade para o surgimento de cepas resistentes às vacinas disponíveis.

imunologista e professor da UniFTC Celso Sant’Anna lembra que, mesmo vacinada, uma pessoa pode pegar o vírus e infectar outras pessoas. Isso acontece porque a vacina evita o desenvolvimento de formas graves da doença.

Uma vez que a vacinação é lenta e a taxa de circulação do vírus é alta, ao ter contato com organismos já vacinados cresce a possibilidade de haver mutações e novas variantes, ainda mais graves, surgirem. "O fato de estarmos vacinando fora da velocidade esperada, no ritmo muito lento, enfrentando uma série de percalços, isso abre possibilidade de cepas mais graves que possam ocorrer em função desse atraso”, reconheceu.

“Esse vírus vai ser mais resistente porque vai ser um que saiu após ter contato com a vacina. Então esse vírus foi capaz de desenvolver em um indivíduo vacinado, tem o risco de pegar uma pessoa sã e fazer uma forma mais grave e violenta, já que é um vírus mais resistente”, advertiu o imunologista. *Bahia Noticias

 

O biomédico e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Jailton Azevedo explica que a característica genética do Sars-Cov-2, que é o novo coronavírus, já tem tendência natural a sofrer mutação. Esse fato somado à vacinação lenta e à alta circulação do vírus deixa o terreno fértil para novas variantes.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.