Notícias

1 15/01/2021 11:55

Casos de covid-19 em cidades baianas disparam após eleições; confira a situação dos maiores municípios

Quem passava pela cidade de Santo Antônio de Jesus nos meses de outubro e novembro corria o risco de ser tragado pela multidão e parar numa carreata.

As imagens da campanha, presentes até hoje nas redes sociais dos candidatos, estão aí para comprovar: centenas de pessoas nas ruas, carregando bandeiras azuis, amarelas e vermelhas; ou azuis, vermelhas e brancas. São as cores, respectivamente, do Jacu e do Beija-Flor, grupos que rivalizam há décadas a política local.

Em disputa acirrada estava o controle do 17º maior município baiano, com 101 mil habitantes, segundo o IBGE.

Uma cidade às margens da BR-101, polo de serviços e de comércio que congrega as regiões do Baixo Sul, Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.

O comerciante Genival Deolino (PSDB) foi eleito prefeito com 53,8% dos votos válidos, desbancando o ex-deputado estadual Rogério Andrade (PSD), candidato à reeleição, que ficou com 43%.

Passados exatos dois meses desde o pleito nesta sexta-feira (15), é possível medir de forma mais precisa o impacto das aglomerações no período eleitoral. Será que, como se temia, a campanha seria precursora da temida segunda onda do coronavírus nas cidades baianas?

Santo Antônio de Jesus – ou SAJ, para os íntimos – é a cidade que registra o maior crescimento de casos de covid-19 entre as 20 maiores cidades da Bahia – com pelo menos 85 mil habitantes – desde o pleito.

O número de contaminados cresceu 76,5% desde 16 de novembro, pulando de 2.842 naquela data para 5.016 na última quinta-feira (14/1). Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A taxa é quase o dobro do registrado na Bahia. Os casos de covid-19 no estado cresceram 39,5% desde as eleições. E chama atenção a proporção do aumento dos casos em SAJ quando comparado às demais grandes cidades: em segundo lugar, vem Vitória da Conquista, com 46,2%. Paulo Afonso aparece em seguida com 39,5%. Salvador é a 16ª nesse ranking, com 24% (veja a lista completa ao final da matéria).

EFEITOS

No dia 3 de dezembro, Luís Cláudio Oliveira, o Careca, vice-prefeito eleito de SAJ, foi internado num hospital local com covid-19. Uma semana depois, foi entubado na UTI e transferido para Salvador. No dia 13 de dezembro, Genival também testou positivo para a doença, assim como o seu motorista de campanha.

“Careca passou por um momento muito delicado, mas já está melhor e teve alta da UTI na semana passada (dia 5). Genival não teve nem sintomas, ele só fez os testes que deram positivo por conta da convivência com Careca”, explica o médico urologista Leonel Cafezeiro, novo secretário de saúde de Santo Antônio.

AS VÍTIMAS

Fernando Gomes é uma figura conhecida e querida em toda Santo Antônio de Jesus, seja por sua atuação como cirurgião vascular, seja pelo trabalho como pastor da Igreja Batista. Dr. Fernando – como é de fato conhecido – sensibilizou a cidade ao passar mais de 40 dias na UTI, em decorrência de complicações da covid-19. Ele recebeu alta no último dia 9, mas segue em reabilitação.

“Meu pai, apesar da idade, é saudável, não tem comorbidades. Ele brinca que, na vida inteira, só entrou em hospital para trabalhar. Por isso a gente esperava que ele não fosse complicar tanto”, diz o filho, também Fernando, que tomou o papel de informar nas redes sociais as centenas de pessoas que perguntavam diariamente por seu pai. Dr. Fernando, 71 anos, foi entubado e passou por uma traqueostomia.

Fernando, o filho, também é médico, de especialidade intensivista. Estava atuando em leitos de UTI de covid-19 em Salvador, mas teve que abandonar a atividade para cuidar do pai, que ficou dez dias isolado em casa, antes dos sintomas graves. Nesse período, não só o filho, mas também a esposa de Dr. Fernando e a filha contraíram o vírus, mas não tiveram complicações.

PREOCUPAÇÃO

Para quem trabalha no atendimento aos casos, não há dúvida de que se trata de um efeito das eleições, abastecido por outros fatores típicos do final de ano:

Dr. Gil Couto diz já ter atendido mais de 3,6 mil pessoas com suspeita de covid-19 desde março, sendo 426 comprovaram comprometimento dos pulmões. “É indiscutível que houve um crescimento após as eleições. Todo mundo foi pra rua, inclusive eu. Fica difícil numa campanha tão acirrada a população não querer abraçar o seu candidato. Muita gente sem máscara, às vezes bebendo. Eu não culpo as pessoas humildes não, porque elas não têm escolha. Eu culpo o serviço público, que não agiu para evitar isso”, desabafa.

Curiosidade: o próprio Dr. Gil participou das eleições, na rua, e foi eleito o vereador mais votado da cidade. “É a doença mais grave que já atendi. Tenho 34 anos de medicina”.

Esse recorte mais recente, a partir das festas de Natal e Ano Novo, também é desfavorável para SAJ. Segundo os mesmos dados da Sesab, do dia 23 de dezembro (às vésperas do Natal) até a última quinta-feira (14), a taxa de crescimento de casos no município foi de 18,2%. Está atrás de Paulo Afonso, com 20,2% de aumento, e à frente de Vitória da Conquista, que registrou 14%.

ATENDIMENTO
SAJ dispõe desde agosto de um pronto-atendimento voltado exclusivamente para atender à covid-19, que conta com 12 leitos, sendo dois de UTI. O município também possui uma UPA 24 horas, treinada para receber e encaminhar pacientes.

A unidade de referência não só da cidade, mas de toda a região, é o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). A unidade de administração estadual tem mantido desde março 10 leitos, sendo cinco clínicos e cinco de UTI, destacados para a covid-19.

Tanto a unidade municipal quanto a estadual dizem manter um trabalho contínuo com a central de regulação da Sesab, de forma que os pacientes sejam transferidos para Salvador, a 190 km, e os 22 leitos da cidade não se esgotem.

Reportagem Vitor Villar/Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.