Notícias

1 05/12/2020 00:00

Um fenômeno que não acontece há 800 anos irá se repetir no próximo dia 21 de dezembro. Júpiter e Saturno se alinharão no céu e chegarão o mais próximo já visto um do outro do outro. A formação criará um ponto de luz radiante que é conhecido como “estrela de Belém” ou “estrela do Natal”.

De acordo com o astrônomo Patrick Hartigan, pesquisador da Rice University, em entrevista a Forbes, o alinhamentos dos dois planetas é extremamente raro. “Ocorre uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas parecerão estar um do outro”, disse.”Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento visível desse no céu noturno”, completou.

De acordo com Patrick, Júpiter e Saturno vão chegar tão perto que os observadores da Terra podem achar que os dois irão colidir. O evento leva o nome de “A Grande Conjunção” e nessas circunstâncias só foi documentado durante a Idade Média. Apesar de estarem a unidades astronômicas de distância um do outro, os dois planetas parecerão ter metade de uma lua de distância. *UOL

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.