Notícias

1 04/12/2020 10:19

O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira fez vários ajustes para sua nona edição, que começa nesta sexta-feira (4/12)  e segue até o dia 20, com sua programação de forma virtual. Homenageando a educadora, ativista e  líder religiosa Makota Valdina (1943-2019), o evento começa com a celebração Nzo Onimboyá, às 19h, que  recebe o cantor, compositor e violonista Mateus Aleluia.

Um pouco antes, às 18h,  acontece a  pré-estreia da produção baiana Acervo ZUMVI – O Levante da Memória, de Iris de Oliveira. O documentário aborda a trajetória do acervo e a e o trabalho do fotógrafo Lázaro Roberto, o Lente Negra, uma das referências primeiras em fotografia documental na Bahia. O acervo contém mais de 30 mil fotogramas, um conjunto de registros de momentos definidores da história da luta por justiça social da população negra na Bahia reunidos desde a década de 70.

Durante o evento serão exibidos quatro filmes compõem a homenagem à Makota Valdina, na maioria, dirigidos por realizadoras negras: Aleluia, o Canto Infinito do Tincoã, de Tenille Bezerra; Pattaki, de Everlane Moraes; Retrato da Mestra Makota Valdina, de César Guimarães e Pedro Aspahan; além da pré-estreia de Kalunga - Memórias de um Mar Sem Fim, de Renata Semanyangue

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.