Notícias

1 27/11/2020 11:09

 Anistia Internacional Brasil lança nesta sexta-feira (27) um amplo movimento de combate ao racismo estrutural e seus desdobramentos na garantia dos direitos universais da população preta brasileira.

A iniciativa conta com trabalho criativo da Riohux, empresa focada em criatividade que atua no sentido de fazer com que pessoas com atitude empreendedora levem seus projetos a mercado.

Maior esforço da Anistia Internacional na pauta antirracista até o momento, o movimento promove a aproximação de organizações e indivíduos dedicados à pauta e busca estabelecer o compromisso com a manutenção do debate e das ações de combate ao preconceito racial entre os temas prioritários da sociedade brasileira.

Aproveitando o engajamento da população com a Black Friday, a campanha propõe fazer de todas as sextas-feiras um dia dedicado ao combate e à discussão do racismo em todas as suas ramificações.

Sob o título Toda Friday é Black, o movimento conta com ações de mobilização e conscientização nas redes sociais em âmbito nacional e iniciativas especiais nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro com o apoio de artistas, intelectuais e influenciadores comprometidos com a causa antirracista.

Orientado por um Manifesto, o movimento vai mobilizar grupos de artistas em São Paulo e Rio de Janeiro para a realização de intervenções artísticas em pontos de grande impacto dessas duas capitais, como o Minhocão e a Cinelândia. Há ainda projeções em espaços de grande circulação nas cidades, para apresentação do Manifesto, convidando todas as pessoas dispostas a combater as desigualdades raciais preceituadas pelo racismo estrutural a aderirem ao movimento.

A perenidade do debate antirracista, proposta central do movimento, é substanciada pelo desenvolvimento de conteúdos semanais formulados pela Anistia Internacional Brasil sobre o tema, que buscam em sua rede de organizações parceiras a pluralidade de perspectivas e experiências que enriqueçam o debate. Também está prevista a criação de espaços para a disseminação de vozes que defendam o combate aos preconceitos raciais, com podcasts, lives e debates virtuais dedicados à manutenção das discussões nesse sentido.

Criação expressa compartilhada

Para a realização do projeto da Anistia Internacional Brasil, a Riohux aplica um de seus produtos, o Sprint de Craft Criativo, em um trabalho que chama de Go To Market. “Fazemos rápido e junto para fazer melhor. Excluímos o balcão que divide papéis de quem faz e de quem aprova, utilizando a inteligência de cocriação para articular habilidades do cliente e aplicarmos metodologias para, juntos, levarmos projetos ao público ou ao mercado”, explica Mauro Silva, CCO da Riohux, onde é sócio ao lado da CSO Paula Nader.

“Ao longo de cinco dias estamos criando e levando a mercado um projeto de grande impacto e importância. Isso só é possível pelo alto nível de colaboração alcançado pelos times. Juntos estamos criando e amarrando todos os pontos fundamentais para esse projeto complexo ganhar vida”, completa o CCO.

Nesse projeto da Anistia Internacional, Mauro lista alguns nomes (em ordem alfabética) que considera igualmente importantes para a sua realização: Alexandra Montgomery (Anistia Internacional), Caio F. Souza (Riohux), Caio Xavier (Anistia Internacional), Eduardo Filho (Casa do Bom Conteúdo), Filipe Pascoa (TrackMob), Jurema Werneck (Anistia Internacional), Lucienne Cunha (Anistia Internacional), Marcelo Affini (Casa do Bom Conteúdo), Mari Santos (Riohux), Sandro Bianco (Riohux),Thalita Salgado (Anistia Internacional) e Thiago Camara (Anistia Internacional).

O Manifesto

Toda sexta é preta

Toda sexta é nossa

Toda sexta é black

É dia de paz, dia de consciência

Porque preto é realeza

Sexta é sagrada.

Se cada dia é uma luta

A sexta é dia da esperança

Do agir para mudanças

Dia de se posicionar

E mobilizar contra o racismo

Toda sexta é consciência

Toda sexta é preta

Toda friday é black

Toda sexta é dia de consciência negra

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.