Notícias

1 05/08/2020 16:15

Cristina Pita

O teste de calha na Usina Hidroelétrica de Pedra do Cavalo, em Cachoeira, será realizado no próximo dia 17. A informação foi divulgada pela Votorantim Energia, gestora da UHE Pedra do Cavalo. O teste estava previsto para acontecer ontem (4/8), mas, segundo a Votorantin, o adiamento foi a pedido da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia. O teste de calha é um procedimento que está previsto no projeto de construção da barragem e foi determinado pelo INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O teste tem como objetivo verificar se o Rio Paraguaçu continua suportando a vazão de água, determinada previamente no projeto. Esta é uma operação regular de controle e segurança do empreendimento que visa levar ainda mais tranquilidade à população ao certificar que a calha do rio continua atendendo às condições de projeto determinadas durante a construção da barragem.

O teste se inicia com a abertura gradual das comportas, liberando uma vazão controlada de água e acompanhando o nível do rio até o limite das “bordas” do leito. A operação, quando ocorre, é acompanhada pelo INEMA, Defesa Civil Estadual e demais órgãos competentes.

Quando teste acontece, a Votorantin solicita que embarcações, quaisquer objetos ou apetrechos de pesca - como redes e gaiolas - sejam retirados das margens do Rio Paraguaçu, assim como banhistas, pescadores, marisqueiras, que evitem qualquer ação no dia do teste de calha.

"A Votorantim Energia reitera seu compromisso com a sociedade, agindo de forma ética e responsável, pautada no desenvolvimento das comunidades em que atua, colocando a vida das pessoas em primeiro lugar", diz a empresa em nota.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.