Notícias

1 03/07/2020 12:32

Segundo prefeitura de Cairu, homens que participaram da confusão vão com frequência ao local para praticarem o esporte, mesmo com circulação de pessoas na praia proibida

Uma abordagem contra grupo que jogava futevôlei em praia de Morro de São Paulo, no município de Cairu, no baixo sul da Bahia, terminou em confusão e ameaça de agressão contra um guarda municipal que participava da ação, ocorrida ontem, quinta-feira (2/7).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o momento em que os guardas chegam ao local, para interromper o jogo e apreender a rede. Um dos praticantes tenta evitar a confusão, entretanto outro rapaz começa uma discussão com um dos guardas. “Você é funcionário publico”, diz o homem.

Nesse momento, o guarda vai em direção a ele. O agente tem uma faca na não, que ia ser usada para cortar a rede, mas ele guarda o equipamento enquanto vai em direção ao homem que iniciou a discussão.

O homem então diz: “Você não vai me levar”. Ao ouvir a resposta, o agente pede aos colegas que filmem a situação e, em seguida, corre atrás do rapaz Na sequência, esse mesmo homem, o que o guarda correu atrás, diz: “Você é funcionário público, meu irmão. Se você tivesse sem a farda, tudo bem. Mas você é funcionário público. Você não vai levar essa rede aqui não, rapaz. Você é funcionário publico".
 
As imagens mostram ainda que os guardas e o grupo seguem em direção à rede de futevôlei. Nesse momento, o guarda afirma que existe um decreto na cidade proibindo a circulação de pessoas na praia.

A rede é retirada pelos próprios praticantes do esporte e, quando os guardas estavam deixando o local, um dos homens no grupo ameaça o policial. “Se ele cortar aqui, ele vai tomar de cacetada, rapaz. Eu dou logo a ideia”. A confusão então é retomada, e o guarda vai na direção do homem e pergunta: “Quem vai dar cacetada em mim”.

O rapaz ameaça novamente: “A gente ia dar em você”. Na sequência, o guarda vai até o rapaz e desafia ele: “Venha dar. Me dê cacetada. Bata em mim. Toque a mão em mim. Me bate aqui. Bata em mim. Bata a mão em mim. Pode bater”, disse o agente.

Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura da cidade disse que as pessoas que aparecem no vídeo já tinham sido "advertidas verbalmente inúmeras vezes, e mesmo assim insistem em se reunir todos os dias para jogar futevôlei, desconsiderando o decreto municipal que impede as atividades esportivas e o uso das praias".
 
A nota explicou ainda que a abordagem mais efetiva aconteceu após a resistência em atender ao pedido de dispersão, com ameaça e agressão contra o servidor.

A administração ainda destaca que "a faca que aparece na gravação faz parte do aparato de segurança dos agentes e foi utilizada apenas para cortar a rede". Ainda segundo a nota, a rede foi apreendida. "A apreensão dos equipamentos esportivos se deu para evitar a aglomeração e garantir o cumprimento da determinação das autoridades sanitárias".

A nota também diz que a prefeitura tem tomado todas as medidas necessárias para evitar o aumento dos casos de Covid-19 no município. E que a guarda municipal têm exercido um trabalho fundamental na fiscalização do cumprimento dos decretos, e por isso, recebe apoio de toda a população, "mas por outro lado infelizmente, tem enfrentado resistência por parte de alguns cidadãos".

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.