Notícias

1 24/05/2020 10:50

O ultimo registro de contaminação pela doença na cidade foi no dia 9 de maio.

Mesmo em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, Canavieiras, Sul da Bahia tem números positivos a serem comemorados. Nesta sexta-feira (22), o município completa 13 dias sem contabilizar novos casos de COVID-19 e 54 dias ininterruptos de comercio em funcionamento.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o ultimo registro de contaminação pela doença na cidade foi no dia 9 de maio, quando o número chegou a 20, desde então não foram computadas novas vítimas. Outro dado importante é a quantidade de recuperados, que segue em crescente aumento; atualmente 18 pessoas não apresentam mais nenhum sintoma da COVID-19, o que representa um total de 90% de curados no município.

Nesse momento onde o debate político nacional diverge entre fazer Isolamento: medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus ou o Distanciamento social que é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. Canavieiras é umas das poucas cidades da Bahia que conseguiu equilíbrio entre estes dois importantes pontos não ultrapassando uma linha tênue entre sucesso e fracasso.

Decretos municipais a exemplo do de N° 055/2020 que permitiu o funcionamento das atividades econômicas não essenciais em horário reduzido e o de Nº 052/2020  autorizando bares, lanchonetes e restaurantes a funcionarem com serviço de delivery para garantir a saúde e preservar os empregos dos cidadãos foram cruciais para manter a economia pujante.

Rafael Sarmento, empresário da área de revenda de gás de cozinha, afirma que mesmo com a pandemia, teve faturamento aproximadamente 16% maior em abril; agora expectativa é fechar maio com as mesmas proporções. Pare ele, fechar o comércio seria muito radical, por outro lado adotar medidas protetivas fez com que o vírus diminuísse sua velocidade de transmissão.

"Eu não tomaria uma medida tão radical de fechamento, pois o ideal seria que todo comercio adotasse medidas protetivas [...], uso de máscara, água e sabão a disposição das pessoas, álcool em gel e etc...", disse.

Reuniões provocadas pela Rádio Costa Sul FM, emissora da rede Baiana de Rádio (RBR), entre o prefeito de Canavieiras, Clovis Roberto de Almeida de Souza (Dr. Almeida), e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ériston Nascimento, tendo como base as negociações que ocorreram na cidade de Amargosa, região do Vale do Jiquiriçá, nortearam as estratégias a serem seguidas pelos comerciantes para que estes continuassem com suas empresas em funcionamento.

Na opinião de Ériston, o termo de compromisso foi fundamental para o processo de conscientização do comerciante e dos cidadãos na luta contra o COVID-19.

“Esse termo proposto pela Costa Sul FM e levado pela CDL ao poder público municipal foi fundamental para que nós comerciantes pudéssemos manter as postas abertas e é claro ajudar a comunidade no combate ao coronavírus, depois das medidas de afastamento e regras de higiene notamos uma comunidade mais consciente de seu papel social”, esclareceu.

Podemos dizer que o gestor municipal mostrou coragem ao assumir a postura de não ficar em cima do muro ao adotar medidas eficazes de combate à disseminação do coronavírus preservando a vida, sem deixar de lado a importância dos segmentos econômicos.

Diante da drástica redução do numero de contaminados, e recuperação parcial da economia a prefeitura de Canavieiras publicou na última quarta-feira (20) o decreto Nº 089/2020, ampliando o funcionamento das lojas não essenciais das 08h às 18h.

Em áudio enviado a reportagem, o gestor agradeceu ao comercio a participação na luta contra o COVID-19, além de garantir que vida, saúde, emprego e renda são as metas do governo.

“O coronavírus ameaça a vida e a sobrevivência, quero agradecer o comercio pela colaboração e participação ativa contra a COVID-19. Gratidão a todos que estão juntos com a gestão nessa guerra para preservar nossas vidas e a dos nossos familiares. Comercio forte, garantia de empregos gerando renda para o município. Vida, saúde, emprego e renda é a nossa meta”, pontuou.

Em entrevista a Rádio Costa Sul FM no último dia 7 de maio, Almeida já havia sinalizado a possibilidade de flexibilizar o horário de funcionamento do comercio local.

Para evitar a disseminação do coronavírus, o comercio de Canavieiras estava funcionado das 8 às 14h de segunda a sábado a quase dois meses.

 

Por: Augusto Teixeira

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.