Notícias

1 22/01/2020 15:40

Com a previsão de rápidas pancadas de chuvas durante toda a semana no município de Amargosa-BA cresce a preocupação com a população que vive nas encostas ou em situação de perigo próximas a lagos assoreados, boa parte das construções que estão em lugares de risco são imóveis irregulares e não foram acompanhadas por engenheiros ou técnicos em edificações.

Devido a necessidade de ter um lar muitas famílias Amargosenses constroem seus imóveis próximos de barrancos ou de riachos assoreados o que ao longo do tempo podem provocar danos estruturais ao imóvel.  

Um dos locais que havia maior número de reclamações do perigo de deslizamento no município de Amargosa era o bairro da Catiara na rua Gerson Oliveira conhecida popularmente como rua da Linha onde casas da Av. São Cristóvão levavam riscos a moradores da rua da linha. O problema foi resolvido relocando os moradores da rua de baixo para o conjunto habitacional Cidade Jardim entretanto alguns imóveis da Av. São Cristóvão estão em situação de risco.  

O diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e especialista em instabilidade de encostas, Luís Edmundo Prado, explica que o fato de as construções serem irregulares não quer dizer que elas sejam precárias. No entanto, ele reconhece que a maior parte das casas instaladas nas encostas de Salvador e muitos municípios tem problemas. Muitas delas foram feitas de forma desordenada, expandindo lateralmente e, depois, verticalmente, com a construção de lajes, explica.

 

 

 Da Redação Vale FM.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.