Notícias

1 13/01/2020 15:50

O Mutirão acontece nos próximos dias 1° e 2 de fevereiro

Cristina Pita

Acontecerá nos dias 1° e 2 de fevereiro, sábado e domingo, o Mutirão de Glaucoma e Catarata em Valença, no baixo Sul da Bahia. O mutirão vai atender as pessoas, gratuitamente.

Os interessados devem comparecer nesta segunda-feira (13/1) na Policlínica Municipal, no Posto do Buraquinho,  para realizar o cadastro munidos das cópias da Carteira de Identidade, o Cartão do SUS e comprovante de residência.

Os pacientes passarão por uma triagem para diagnóstico da catarata e acompanhamento e controle do glaucoma. Vale lembrar que a triagem para diagnóstico de catarata será para pacientes a partir dos 55 anos ou já diagnósticados com a doença sem limite de idade.

A ação é uma realização da Prefeitura de Valença através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria  com o Governo do Estado e Instituto de Olhos.

O glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão intraocular, compromete a visão e, na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo vivem com baixa visão ou cegueira.

No Brasil, o número de cegos chega a 1,2 milhões, dos quais cerca de 60% a 80% são casos evitáveis ou tratáveis.

Cerca de 2% da população mundial é afetada pelo glaucoma, podendo chegar a 7% em pessoas com mais de 70 anos, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.