Notícias

1 14/08/2019 09:19

O Dia Nacional do Cardiologista foi criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007 como forma de valorizar a especialidade junto à sociedade e lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo. Também foi no dia 14 de agosto de 1943, que foi fundada a SBC, exatamente às 20h, no serviço de Cardiologia do Hospital de São Paulo.

A Fundação da SBC foi consequência natural do grande interesse despertado pela cardiologia no seio da classe médica brasileira, quando ilustres profissionais se esforçavam pôr difundi-la, criando cursos teóricos e práticos, ampliando os conhecimentos sobre esta importante especialidade clínica.

No Brasil, foi Carlos Chagas que junto a outros profissionais médicos, que diagnosticaram a cardiopatia chagasila, realizaram os primeiros estudos sobre doenças no coração e trouxeram o primeiro eletrocardiógrafo para o país.

Para a SBC, a data deve servir para reforçar a importância da atenção à saúde como forma de evitar problemas cardiovasculares. Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como:  alimentação rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional, dormir em torno de 8 horas por noite, e claro, consultas e exames regulares.

*FMB

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.