Notícias

1 11/07/2019 14:01

Uma criança precisou ser transferida do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) com suspeita de dengue hemorrágica. A criança foi encaminhada para o Hospital Universitário, em Salvador.

A informação é do secretário de Saúde de SAJ, Leandro Lobo, em entrevista na Rádio Andaiá FM 97.1 na manhã desta quinta-feira (11/7). Os casos registrados de dengue esse ano duplicaram no município, segundo afirmou o secretário. “Saímos de 84 casos para 129 e atualmente estamos na casa dos 166 casos de dengue nesse ano. Na verdade, esse quantitativo só será possível estabelecer uma confirmação, quando sair todos os resultados dos exames laboratoriais”, concluiu.

De acordo com o secretário, a equipe médica do HRSAJ solicitou a transferência da criança para uma unidade avançada, após as suspeitas. "A criança fará todos os exames necessários para chegar a conclusão se é dengue. Tenho monitorado todos os casos que estão no hospital (Regional de SAJ)", garantiu.

De acordo com Lrandro Lobo, a criança apresentou um quadro forte de dengue hemorrágica. "Montamos um gabinete de articulações entre o diretor regional do HRSAJ com a Secretaria de Saúde e os coordenadores associados. A transferência da criança é para a realização dos exames complementares, avaliações necessárias para evitar danos maiores", diss3.

Prevenção

O secretário de Saúde de SAJ destacou que a prevenção evita que a doença se espalhe através do mosquito transmissor. "O mais importante de tudo é o trabalho de prevenção. É importante sensibilizar a população de SAJ que as arboviroses, sobretudo o caso do mosquito da dengue, têm um papel importantíssimo da população na prevenção”, ressaltou.

Ainda de acordo com o secretário Leandro Lobo, a prevenção deve ser feita por toda população. “A prevenção são das pessoas que trabalham na borracharia, no comércio varejista, na zona rural, na zona urbana, são de todos, para que consigamos combater. O que acontece muito no em saúde pública, principalmente no Brasil, é que vencemos uma batalha e quando conseguimos superar parece que as coisas voltam. Isso é relaxamento, todos tem que estar vigilantes, porque isso não pode acontecer”, frisou.

Leandro Lobo ressaltou que o Ministério da Saúde tem oferecido campanhas de combate ao mosquito da dengue e de fortalecimento da atenção primária. “A secretaria de Saúde do Estado da Bahia tem feito um amplo trabalho e convocação de fortalecer o atendimento a atenção primária, mas isso tudo só vai funcionar com o ‘casamento perfeito’ do poder público com a população de todos os municípios”, destacou.

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.