Esportes

1 19/07/2022 11:49

Nesta terça-feira, 19 de julho, se comemora-se o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida em 1976 por ser o dia da fundação do time mais antigo do Brasil ainda em atividade, o Sport Club Rio Grande (RS), criado em 1900. Na sequência, vem a Ponte Preta (SP), fundada no mesmo ano, o Fluminense (RJ) e o Vitória (BA), ambos considerados com o nascimento em 1902. Apesar do clube baiano ter sido fundado em 1899, foi somente três anos depois que ele disputou a sua primeira partida de futebol e para aumentar as divergências dos pesquisadores não é considerado o pioneiro no futebol brasileiro.

Apesar de ter origem na Inglaterra, no ano de 1863, o futebol é um dos esportes mais populares e amados pelos brasileiros. O país revelou jogadores consagrados, como Pelé, Garrincha, Zico, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, entre outros. O Brasil possui mais títulos de Copa do Mundo, talvez seja por isso que  é conhecido como o país do futebol. A facilidade que os brasileiros e brasileiras têm em dominar a bola, realizar dribles, embaixadinhas e principalmente, fazer gols, renderam este título ao país. De tamanha importância que esse esporte possui, tem até uma data exclusiva para sua comemoração, o dia 19 de julho é o dia Nacional do Futebol. 

Futebol e História

O futebol só foi reconhecido e oficializado como esporte no Brasil, no ano de 1894, por Charles Miller. O primeiro clube futebolístico do Brasil foi criado em 1900, o Sport Clube Rio Grande do estado do Rio Grande do Sul- que segue em atividade ininterruptamente-, e o Dia Nacional do Futebol foi criado em 1976 pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol, que na época, era CBD – Confederação Brasileira de Desportos-, justamente para homenagear o primeiro clube do país. Há registros de outros clubes no estado de São Paulo que foram criados antes do Sport Clube, porém, não mantiveram suas atividades por algum período ao longo da história. 

Futebol o ano inteiro

Em ano de copa do mundo fica ainda mais especial comemorar esta data, mas os torcedores brasileiros contam com diversos campeonatos durante todo o ano, para poder acompanhar e torcer pelo time do coração, seja indo ao estádio vibrar com toda torcida ou pela televisão, o que importa é torcer junto.

Os principais campeonatos de futebol no Brasil atualmente são:

Campeonato Brasileiro – Brasileirão (série A, B, C e D)
Brasileirão Feminino
Copa do Brasil
Campeonatos Estaduais
Libertadores
Copa Sul-Americana
Mundial de Clubes

Já os campeonatos estaduais mais antigos do Brasil são o Paulista (1902), composto inicialmente pelo São Paulo Athletic (primeiro campeão), Internacional, Mackenzie, Germânia e Paulistano – todos extintos; e o Baiano (1905), que reuniu três dos quatro fundadores (Clube Internacional de Cricket, primeiro campeão, Sport Club Victoria, atual Esporte Clube Vitória, e Sport Club Bahiano), além do São Salvador, que entrou na liga pouco tempo depois para disputar a competição, após a desistência do fundador São Paulo Club.

Como maiores vencedores do Campeonato Brasileiro Unificado, via fax pela CBF, com a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (disputados no final dos anos 1950 e toda a década de 1960), desde 1959, temos o estado de São Paulo com 32 títulos, Rio de Janeiro com 17, Minas Gerais com 06, Rio Grande do Sul com 05, Bahia com 02, Paraná também com 02, e Pernambuco com um. Houve anos com mais de um campeonato disputado simultaneamente.

Levando-se em conta a Copa do Brasil, disputada em sistema de eliminação direta desde 1989, o estado de São Paulo novamente aparece à frente com 10 conquistas, Minas Gerais com 08, Rio Grande do Sul com 07, Rio de Janeiro com 05, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco com um título cada. Cada vez mais inflada desde a sua origem e antes da adoção do modelo atual, que permite a entrada dos clubes que disputam a Libertadores da América nas fases finais, os tímidos e valentes Criciúma (SC), Juventude (RS), Santo André (SP) e Paulista (SO) conseguiram avançar às finais, furar o bloqueio dos grandes favoritos e faturar o título contra equipes mais tradicionais, mas esta possibilidade vai se tornando cada vez mais difícil.

 

*Ibahia/Educa Mais Brasil

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.