Esportes

1 30/04/2024 09:45

Pessoas vivem com mais saúde, impulsionadas por melhorias na nutrição e educação

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou, na segunda-feira (29), a celebração dos 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cipd), realizada em 1994. Com projeções indicando um crescimento populacional global para quase 9,9 bilhões em 2054, o evento destaca o progresso e os desafios enfrentados desde então.

A 57ª sessão da Comissão de População e Desenvolvimento, que ocorre na sede da ONU em Nova Iorque até a sexta-feira, concentra-se na análise dos avanços e das disparidades desde a Cipd.

Progresso desigual e compromissos globais

Na conferência de 1994, líderes mundiais concordaram em promover a igualdade de gênero, o empoderamento de mulheres e meninas, além do acesso universal a cuidados de saúde sexual e reprodutiva como direitos humanos fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Porém, segundo a ONU News, o presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, observou que o progresso tem sido desigual, tanto entre países como dentro deles, devido a desafios como alterações climáticas e conflitos.

Desafios emergentes e conquistas

Li Junhua, subsecretário-geral dos Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, destacou que as pessoas estão vivendo mais e com mais saúde, impulsionadas por melhorias na nutrição, educação e serviços de saúde. Ele ressaltou que metade do crescimento populacional global até 2050 deverá ocorrer em países menos desenvolvidos, sem litoral e em pequenos Estados insulares em desenvolvimento, enfatizando que o progresso nesses países será crucial para alcançar as metas globais de desenvolvimento.

Direitos das mulheres e impacto da pandemia

A diretora-executiva do Fundo de Populações da ONU, Natalia Kanem, destacou avanços significativos nos direitos das mulheres e meninas, incluindo redução na mortalidade materna e maior participação feminina na educação. No entanto, ela alertou para os impactos negativos da Covid-19, conflitos e turbulências econômicas, que afetaram esses avanços e introduziram novos desafios, como a crise climática e a necessidade de regulamentação de novas tecnologias.

Expectativa de vida e mudanças demográficas

O relatório apresentado pelo secretário-geral da ONU indica melhorias notáveis na expectativa de vida global, que aumentou para 73,7 anos em 2024, impulsionada por reduções na mortalidade. Houve também mudanças significativas na distribuição demográfica, com um aumento no número de idosos e uma transformação no cenário urbano global.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.