Esportes

1 23/07/2021 11:25

Centenas de pessoas se reuniram nas proximidades do Estádio Olímpico de Tóquio horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos de 2020 nesta sexta-feira, 23, na esperança de ver detalhes da abertura e absorver o espírito olímpico, apesar das rígidas restrições sanitárias que impediram a presença do público nas arquibancadas.

Apenas algumas centenas de líderes e representantes foram autorizados a testemunhar a cerimônia de dentro do estádio, então, os fãs do movimento olímpico deverão se contentar com "assistir" ao evento do lado de fora. "Estamos aqui pela clima, pela iluminação e pelos fogos de artifício", disse Mako Fukuhara à AFP do lado de fora da arena.

"Esperamos ver a cerimônia de abertura, ou, pelo menos, o clima da cerimônia. Até agora, nada fazia a gente sentir os Jogos, mas, agora que estamos no estádio, dá para notar o clima olímpico", disse ele.

Perto dali, uma multidão se aglomerou em torno do Museu Olímpico, próximo ao estádio reformado, e uma grande fila se formou para tirar fotos ao lado dos anéis olímpicos.

Nos últimos meses, as pesquisas revelaram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos, principalmente no momento atual, com o maior número diário de pessoas infectadas pela covid-19 na capital japonesa desde o fim do inverno no país.

A relutância parece desaparecer aos poucos, porém, à medida que os atletas foram chegando ao arquipélago, e milhares de pessoas se deslocaram pela capital para assistir a uma manifestação da Força Aérea japonesa.

Do lado de fora da estação ferroviária de Sendagaya, bem perto do estádio, um pequeno grupo de pessoas fez um protesto contra o evento, enquanto outras usaram megafones para expressar seu apoio.

"Estou feliz com o início dos Jogos. É um orgulho para mim, como japonesa", disse uma mulher que preferiu não se identificar.

Aiko Hirota chegou seis horas antes do início da cerimônia para absorver o clima. "Embora não haja espectadores, o ambiente é muito impressionante", reconheceu.

"Espero que, apesar de os Jogos serem disputados com os portões fechados, os atletas sintam que há muitas pessoas que os apoiam", acrescentou.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.