últimas notícias








Esportes

1 17/05/2021 16:11

Mais de 80% dos moradores do Japão são contrários à organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 neste ano, após adiamento em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso é mostrado em uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (17/5), a apenas 10 semanas o início do evento esportivo, no contexto da quarta onda de covid-19 no país.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal japonês Asahi durante o final de semana e cujos resultados foram publicados nesta segunda-feira (17), 83% dos japoneses acreditam que os Jogos não devem decorrer como planejado.

Dessa percentagem, 40% pensam que a Olimpíada deveria ser novamente adiada, enquanto que 43% preferem que seja cancelada. Por sua vez, 14% dos consultados opinam que a abertura, agendada para 23 de julho, deve ser mantida.

A mudança na percentagem a favor do cancelamento dos Jogos foi particularmente significativa em comparação com a sondagem de abril, quando o número se situava em 35%, semelhante aos meses anteriores. Já os que são a favor de manter a programação da Olimpíada reduziram para metade em relação ao mês anterior.

Nove das 47 províncias do país, incluindo Tóquio, estão em estado de emergência sanitária, até o próximo dia 31, por enquanto, devido à quarta onda de casos da covid-19, que mantém o número de doentes em estado crítico em níveis recorde.

A vacinação no Japão está progredindo lentamente e o calendário do governo não prevê alcançar a imunidade de grupo até à realização dos Jogos Olímpicos, o que está causando preocupação entre a população antes da chegada de dezenas de milhares de participantes em um país cujas fronteiras estão fechadas aos visitantes.

Os organizadores de Tóquio-2020, as autoridades da capital e o primeiro ministro japonês, Yoshihide Suga, dizem que é possível realizar os Jogos Olímpicos "em segurança", mas essa mensagem não convence 73% dos consultados na pesquisa.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.