Esportes

1 18/12/2020 15:29

Potência do esporte mundial, acusada de uma série de ações irregulares e doping institucional, a Rússia foi excluída por dois anos das principais competições internacionais, inclusive as Olimpíadas de verão, previstas para o ano que vem, em Tóquio; os Jogos de Inverno, em 2022, em Pequim; e a Copa do Mundo de futebol, no Catar, no mesmo ano, anunciou nesta quinta-feira, 17, a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A Rússia poderá voltar a disputar os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, ao contrário do que exigia a Agência Mundial Antidoping (WADA), que defendia a suspensão por quatro anos. "A WADA está feliz por ter vencido este caso que fará história", afirmou o presidente da entidade, Witold Banka.

A CAS "confirmou claramente nossas conclusões, segundo as quais as autoridades russas manipularam as amostras do laboratório de Moscou, com o objetivo de disfarçar um programa de doping institucionalizado", acrescentou.

Após uma audiência a portas fechadas de quatro dias no início de novembro, os três juízes nomeados pela CAS na cidade suíça de Lausanne deram seu veredicto em uma sentença de mais de 180 páginas, uma decisão sem precedentes na história da justiça esportiva.

As "consequências" da trapaça russa "não são tão contundentes como a WADA pretendia", reconheceram os juízes na sua decisão, que se justificaram dizendo que tinham "levado em consideração as questões da proporcionalidade e em particular a necessidade de promover uma mudança na cultura, encorajando a próxima geração de atletas russos a participar 'limpos' de competições internacionais".

Nas Olimpíadas de verão no Japão e de inverno na China, os atletas russos só poderão competir sob bandeira neutra, mas terão que provar que nunca utilizaram substâncias proibidas.

Embora a suspensão valha até 16 de dezembro de 2022, seus efeitos sobre a Copa do Mundo que terminará no Catar dois dias depois não são claros: a declaração da CAS não especifica como sua sentença pode ser aplicada aos esportes coletivos.

Por outro lado, a CAS ordenou que a Rusada, a Agência Antidopagem Russa, pagasse 1,27 milhão de dólares à WADA para reembolsar as perícias realizadas desde janeiro de 2019 sobre a manipulação das amostras do laboratório de Moscou.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.