Lenine, Jau, Roberto Mendes, Sued Nunes e Cortejo Afro são as principais atrações do Festival da Cerâmica Maragogipinho, que acontece de 13 a 19 de novembro, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. Durante este período, o maior polo ceramista da América Latina vai contar com uma extensa programação, com espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, rodada de negócios, gastronomia, shows e manifestações culturais, além de painéis, oficinas de capacitação, caravana de cadastramento de artesãos e a cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia.
O palco principal será cenário dos grandes shows, na Praça da Matriz. No dia 17, o cantor Roberto Mendes abre a programação com um repertório que tem como referência as matrizes africanas do Recôncavo, expressas nos versos da chula e na técnica percussiva de tocar instrumentos de cordas. O compositor e cantor Jau vai brindar o público com o balanço do samba-reggae, ijexá e axé.
Cerâmica artesanal
Um marco para a comunidade de Maragogipinho, o Festival da Cerâmica entra para o calendário cultural da Bahia. A ideia de criar um evento oficial tem como principal objetivo apoiar os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.
Durante o Festival, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias numa Feira, com 40 expositores, lojas e nas olarias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A influência indígena está nos desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho do Tauá e o branco da Tabatinga, pigmentos naturais da argila.
”O Festival é resultado da construção de uma política de valorização do artesanato da Bahia, iniciada com a construção de uma nova marca, e que passa também pela valorização dos mestres e mestras. O Festival tem essa dimensão de construtor de um calendário para o artesanato da região, envolvendo manifestações culturais, gastronomia, imersão na cultura local, tudo isso em articulação com outras pastas como a cultura e o turismo”, diz o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, instituição à qual está vinculada a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA).
O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Setre, responsável pelo Programa Artesanato da Bahia, e da Prefeitura de Aratuípe, em parceria com Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (Minc) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento também conta com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM).
A Setur realizou a capacitação de pessoas da comunidade com foco na qualidade de atendimento e higiene e manipulação de alimentos e no dia 18 vai promover um ‘press trip’ com a participação de guias e agências, oferecendo uma experiência turística na localidade (ver programação do festival abaixo).
Mapa e guias
Com cerca de 140 olarias na região, o evento é um tributo à rica herança da cerâmica artesanal e representa um marco para a comunidade. Para conhecer esta riqueza, os compradores e visitantes poderão acessar, através de um QR Code, o mapa de Maragogipinho, com as informações gerais e as localizações de suas dezenas de Olarias. Será oferecida também a Visita Guiada e Experiência Imersiva nas Olarias, proporcionando ao público uma visita com mediação cultural, além de poder experimentar as técnicas da cerâmica.
Gastronomia
O Festival também contará com a Feira Gastronômica, um espaço exclusivo para a comercialização de alimentos e bebidas. Com todo conforto e preços acessíveis, o público poderá escolher uma variedade de sugestões no cardápio, que reúne a culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além das comidinhas de rua.
Serviço
Festival da Cerâmica Maragogipinho
Quando: 13 a 19 de novembro
Onde: Praça da Matriz – Aratuípe, Bahia.
Entrada franca
Programação completa
13/11
10h às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
10h30 às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
14/11
8h30 às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
9h às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
Painéis*
Data: 16 de novembro
16 às 18h – Painel: Patrimonialização de Maragogipinho
16 às 18h- Painel: Relação de Maragogipinho com o Turismo
*Transmissão ao vivo pelo YouTube da UFRB
Shows
17/11
18h às 19h30 – Roberto Mendes
20h30 às 22h – Jau
18/11
16h às 17h20: Sued Nunes
18h30 às 19h50: Lenine
21h às 22h30: Cortejo Afro
17 a 19/11
Feira Artesanato da Bahia
Feira Gastronômica
Visita guiada nas Olarias – duas vezes ao dia