Entretenimento

1 28/10/2019 05:44

O ator e diretor da Globo Jorge Fernando morreu neste domingo (27), aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro, onde deu entrada no começo da tarde de ontem, após passar mal. O último trabalho de Jorginho --como era conhecido-- foi na novela das sete Verão 90, exibida entre janeiro e julho de 2019.

Em nota, o hospital confirmou a morte e disse que a parada cardíaca foi "em decorrência de uma dissecção de aorta completa". Jorge Fernando teve um AVC em 2017, e se recuperava desde então. Após quase dois anos afastado da televisão, foi chamado para ser o diretor artístico de Verão 90 e também fez uma ponta como ator nos capítulos finais da trama. 

Nascido em 29 de março de 1955, Jorge Fernando teve seu primeiro contato com a atuação na adolescência, enquanto estudava em uma escola do Méier, na zona norte do Rio.

Na televisão, estreou como ator em 1978, no seriado Ciranda, Cirandinha, e começou sua carreira como diretor em Coração Alado, de Janete Clair, em 1980. Desde então, dirigiu 34 novelas, minisséries e seriados, e esteve à frente de vários sucessos na Globo, como as novelas Rainha da Sucata (1990) e Alma Gêmea (2005). 

Um dos trabalhos mais relevantes do diretor foi a primeira versão de Guerra dos Sexos (1983), protagonizada por Fernanda Montenegro e Paulo Autran. A cena clássica da guerra de comida no café da manhã dos personagens de Fernanda e Autran é considerada uma das mais importantes da teledramaturgia brasileira.

Por seu trabalho na trama das 19h, Jorge Fernando foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor diretor, em 1983, ao lado de Guel Arraes. Quase 30 anos depois, ele teve a chance de fazer tudo de novo, quando dirigiu o remake de Guerra dos Sexos, em 2012.

Outros sucessos foram Vamp (1991), Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995), que fez o Brasil parar no último capítulo, à espera da revelação de quem era o grande assassino.

Além das novelas, Jorge Fernando também fez história no humor. Com Sai de Baixo (1996-2002), ele levou o teatro de volta à TV e obrigou muita gente a dormir mais tarde nos domingos. Um de seus sucessos mais recentes foi Alma Gêmea, em 2005, uma das novelas das seis com melhor média de audiência da história da Globo.

Depois de uma longa temporada como diretor, Jorge Fernando voltou a atuar em 2011, no seriado Macho Man. Ele também dirigiu Cláudia Raia no musical Não Fuja da Raia. O diretor atuou ainda na peça autobiográfica Salve Jorge, em que reuniu histórias que marcaram sua trajetória profissional na TV, no cinema e no teatro.

Famosos lamentaram 
Gloria Perez foi uma das primeiras colegas a se despedir de Jorge Fernando em suas redes sociais. "Mais um amigo querido indo embora tão cedo! Você vai fazer tanta falta, Jorginho, com sua alegria, seu entusiasmo, seu talento... Sem palavras aqui!", escreveu a autora em seu Facebook. 

Xuxa Meneghel se despediu com um registro do diretor usando um chapéu de paquita. "Você vai deixar muitas saudades nessa vida, sua alegria era única!", escreveu a rainha dos baixinhos.

Notícias da TV

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.